Experiências de modelagem na Creche


O ateliê da Creche da passada sexta-feira surgiu com a partilha das salas dos 2 anos. Na semana anterior, dedicámo-nos à exploração de plasticinas, bem como às construções com a mesma, o que originou, na sala dos 2 anos A uma exposição de todas as construções elaboradas pelas nossas crianças.
Estavam todos bastante orgulhos e quiseram ir à sala do berçário e à sala 1 ano A, comunicar, mostrar e partilhar as construções. E assim foi! Em pequenos grupos, foram a estas duas salas mostrar como construíram os trabalhos tridimensionais. Depois, o desafio ficou lançado a todas as salas: vamos explorar plasticinas? Assim, todos poderiam dar “asas à imaginação” e, com toda a criatividade construírem algo especial.
Pensámos que, para os bebés, que levam tudo à boca para explorar (próprio desta fase do desenvolvimento), fazer massa de pão com corante (água, farinha e corante alimentar de várias cores) seria bastante importante para uma maior diversidade de estímulos. Assim, e sem preocupações, também os mais pequenos puderam explorar diferentes texturas e sensações!
Deste modo, no dia do ateliê decidimos colocar ao dispor das crianças plasticinas de várias cores, massa de pão de várias cores, barro e slime (uma massa mais elástica e viscosa) que pode ter várias texturas e/ou cores. Também tinham à disposição várias formas e instrumentos de modelagem. Proporcionámos esta atividade em pequenos grupos (entre salas) e, assim, houve uma constante partilha e interação entre todas as nossas crianças da Creche!
Adorámos! Foi um momento muito especial e significativo para todos!


A equipa da Creche