Manhã em família – As laranjas do Algarve


A mãe da Maria Rita, a Joana, esteve uma manhã na nossa sala! Nesse dia a Maria Rita mostrou aos amigos as laranjas que trouxe com os seus pais do Algarve e a mãe Joana contou-nos que era um sítio muito longe da nossa casa… de seguida, mostrou-nos uma árvore feita em cartão com balões que representavam as laranjas e assim aprendemos que as laranjas vêm das árvores!
A Maria Rita muito orgulhosa mostrava aos seus amigos a cesta com as laranjas e todos pudemos sentir, cheirar e tocar. Elas rolavam…uau…pareciam bolas! Depois fomos contá-las e descobrimos que eram 8 laranjas!
De seguida, fomos “meter mãos à obra” pois a mãe Joana e a Maria Rita trouxeram uma máquina que com a ajuda das nossas mãos as laranjas eram espremidas e surgiu sumo de laranja. E assim ecoavam algumas gargalhadas na sala e com muita curiosidade fomos experimentar a magia desta máquina tão divertida! A Maria Rita muito crescida ajudava os seus amigos a experimentar a máquina, colocando a sua mão por cima da mão dos seus amigos. No fim, todos bebemos o sumo de laranja e as reações foram diversas pois uns adoraram o sabor e pediram “mais” e outros faziam caretas ao saborear este novo sabor. E é assim a experimentar novos sabores que crescemos e aprendemos a comer.
No fim, “fomos apanhar as laranjas à árvore de cartão”, onde a mãe da Maria Rita encheu os balões e a sala ficou cheia de magia pois os balões criam sempre uma alegria contagiante! 
Obrigada à mãe da Maria Rita por esta manhã tão especial e com aprendizagens tão significativas!

 Educadora Vanessa