Manhã em família na Sala 1 ano B – As bolachas da avó do Pedro


Como sabemos as avós sabem sempre receitas mágicas que fazem as nossas delícias e, assim, a avó do Pedro veio ensinar-nos a fazer as bolachas de manteiga, receita muito antiga pois já as fazia com o pai do Pedro.
A avó do Pedro começou por nos mostrar todos os ingredientes, a farinha (250g) , o açúcar (100g) , a manteiga (100g) e dois ovos. Primeiro misturou a farinha com fermento com o açúcar, depois a manteiga e por fim os ovos. A seguir, amassou muito bem e dividiu a massa, dando pequenas bolas a cada criança. Estivemos espantados e tão curiosos com a magia que a avó do Pedro fazia e muito atentos a todas as pequenas palavras que esta ia dizendo. Quando a pequena bola surgiu à nossa frente, começamos por olhar e quando começamos a mexer, de imediato os sorrisos surgiram, pois sentir, tocar e explorar diferentes texturas são palavras fundamentais para crescermos felizes.
Como nessa semana andámos muito atarefados com as nossas descobertas sobre o mundo animal fizemos bolachas em forma de animais. Que divertido, pudemos escolher o animal que queríamos e ao lanche a festa foi ainda maior pois pudemos saboreá-las e eram “cabalos” (cavalo), “mé mé” (ovelha), “iafa” (girafa), “caco” (macaco).
Que experiência tão mágica! Obrigada a avó do Pedro por partilhar connosco esta receita tão especial!


Educadora Vanessa