Manhã em família na sala dos 2 anos B: Frutas do Brasil


Esta semana tivemos mais uma manhã em família, com a Mariana, mãe do Lourenço, que nos apresentou várias frutas típicas do Brasil. Segundo a Mariana, ela e o Lourenço nasceram em Portugal, mas o Leo (pai do Lourenço) e a Juju (irmã do Lourenço) nasceram no Brasil e, por isso, as frutas tradicionais do Brasil são uma presença assídua na casa no nosso Lourenço.
Foi entre estes dois países, que começamos a nossa manhã, através de um cartaz que a Mariana elaborou, juntamente com a família. Vimos Portugal e o Brasil e, também a imagem dos vários frutos do Brasil. Depois de apresentar os frutos e os seus nomes, repetimos juntamente com a Mariana, o nome de cada fruto que eram muito estranhos para nós. Ficámos então a conhecer como é uma goiaba, uma carambola, uma pitaia, a fruta do fruto seco caju, a papaia, a manga e o côco.
Feitas as apresentações, chegou a ora de provar cada um destes frutos e ter uma experiencia de degustação única para as nossas crianças. Começámos por ver as frutas inteiras e depois o seu interior. Uma a uma, fomos provando e gostando ou estranhando o sabor. Tivemos também a oportunidade de provar biscoito de polvilho (típico do Brasil), que as crianças adoraram. Entre as favoritas temos o caju e a manga, que foram os eleitos pelos nossos provadores.
No entanto, o cocô foi uma das frutas mais faladas pela peculiar maneira de o abrir, pois tudo o que precisamos de fazer é atira-lo ao chão. Isto fez as delícias das crianças, e da nossa Joana que, com toda a força, o atirou ao chão e o abriu perante o olhar atento e espantado de todos.
Foi uma manhã ótima, na companhia da Mariana que, com a sua boa disposição, encantou todos, não saindo daqui sem um grande beijinho dos amigos do Lourenço.
Muito obrigada Mariana, adoramos conhecer estas frutas, novas para nós, e partilhar um pouco da Vossa experiência familiar. Gostamos muito mesmo!

Educ. Marta