“Não queremos um MAR de plástico!”- Projeto desenvolvido pelas crianças dos 3 Anos B


Como tudo começou…
Tudo começou com a visita à exposição ATLAMPAS, da autoria dos alunos do 2º Ciclo do nosso Colégio. Na exposição ouvimos com atenção a professora Vanessa que nos guiou e nos contou algumas das descobertas realizadas pelos alunos, muitas relacionadas com os animais marinhos que estão em perigo devido à enorme quantidade de lixo que existe no oceano. As crianças mais pequenas também ficaram impressionadas com os animais marinhos tridimensionais que os mais crescidos tinham construído com o lixo que apanharam, e que representavam algumas espécies em perigo.


Das preocupações à ação: O que pensámos fazer para reduzir o uso do plástico na nossa sala e como envolvemos as famílias nesta “guerra” ao plástico.

Desde essa visita que começaram a surgir algumas conversas em grupo sobre o lixo que existe no mar e como isso prejudica os animais marinhos. Estas conversas surgiam normalmente ao lanche, quando as crianças colocavam nos ecopontos as embalagens do iogurte ou do leite. Estavam realmente preocupadas com esta situação e até avançaram com algumas ideias para a resolver:
 - Nice sabes, nós podíamos construir uma máquina, com umas grandes redes, para apanhar o lixo todo que há no mar. Assim, os peixinhos e os polvos não morriam. Nem os caranguejos – disse a Concha.
 - Mas Concha, assim as redes não apanhavam só o lixo. Apanhavam também os peixes – afirmou o Max.
- Mas nós fazíamos uma rede muito pequenina, que só apanha o lixo – respondeu a Concha.
Depois de um pequeno debate sobre o que podíamos fazer para ajudar a reduzir o plástico nos oceanos, começámos a pensar de que forma poderíamos reduzir a quantidade de plástico na nossa sala e, chegámos à conclusão que, com a ajuda das famílias, conseguíamos reduzir o número de sacos de plástico que utilizamos para enviar para casa as roupas sujas das crianças. Assim, pedimos para cada um trazer um saco impermeável e reutilizável para esse efeito.
Para além do saco reutilizável, pedimos também às famílias que elaborassem um pequeno trabalho sobre aquilo que já estão a fazer em casa para reduzir a quantidade de plástico ou então, se ainda não o fazem, o que gostariam de pôr em prática.

Vamos “Roubar ao Mar” aquilo que não lhe pertence e proteger os animais marinhos?

A Margarida (estagiária da EP Magestil) também mostrou vontade em participar neste projeto e mostrou ao grupo algumas fotografias que ilustram a problemática do lixo marinho. Depois de observarem as imagens as crianças teceram os seus comentários…
“Os peixinhos ficam com a barriga cheia de lixo” Lourenço
“Assim, eles desaparecem” Francisca
Depois de um pequeno debate sobre o que víamos nas imagens, e aproveitando a ideia dos colegas do 2º ciclo, a Margarida sugeriu ao grupo a construção de alguns animais marinhos que estão em perigo, com recurso a materiais reutilizáveis, tais como, garrafas de plástico, caixas de ovos, cartão, entre outros. Assim, dividimos o grande grupo em três grupos e cada um ficou responsável de construir um animal escolhido por eles (tartaruga marinha, cavalo marinho e peixe).
No decorrer deste projeto, numa Hora do Conto, ouvimos a história “Roubar ao Mar” que o Daniel nos trouxe e cuja autora, Carmen Zita Ferreira, é amiga da família. O personagem principal desta história decide ajudar os animais marinhos “roubando” ao mar o lixo que nele existe. No final do livro podemos ler  a frase “E tu queres juntar-te a nós e começar a roubar ao mar?”. A nós pareceu-nos uma ótima ideia. Vamos “Roubar ao Mar” aquilo que não lhe pertence e proteger os animais marinhos!


Organização da exposição, entrega dos convites e inauguração …
Entre atividades, construções e debates de ideias lá nos íamos reunindo para fazer o ponto de situação do nosso projeto. Pensámos de que forma poderíamos divulgar as nossas descobertas sobre a poluição marinha, os animais marinhos em perigo e as nossas ideias para diminuir a quantidade de plástico e pareceu-nos bem fazer também uma exposição. Começámos então a delinear o que iríamos expor e como, e organizámo-nos em pequenos grupos de trabalho. Pensámos que o título “Não queremos um Mar de plástico” definia bem as nossas intenções com este projeto e, portanto, decidimos chamá-lo assim.
 Em grande grupo, decidimos a quem íamos entregar o convite para a exposição e fizemos a contagem e o registo de quantos convites teríamos de entregar. Para isto, as crianças foram identificando cada uma das salas, de Creche e de Jardim de Infância, representando através do desenho a “professora” de cada sala. Como íamos entregar um convite a cada sala, as crianças fizeram corresponder através de uma seta cada uma das professoras a um convite. Através da contagem, chegaram à conclusão que eram necessários 8 convites. Um pequeno grupo ficou responsável por fotocopiar o convite original 8 vezes e pela distribuição dos mesmos. Esse grupo foi a cada uma das salas entregar um convite e, à medida que iam entregando, iam marcando com um X, por baixo do desenho de cada uma das professoras, com o intuito de registar a quem já tinha sido entregue. O Max e o Duarte sugeriram entregarmos também um convite às salas dos “meninos mais crescidos” (1º e 2º ciclo), o que nos pareceu uma excelente ideia.
No dia 16 de maio inaugurámos oficialmente a exposição e já tivemos muito visitantes. Todos os que a visitam vão tecendo elogios aos seus autores o que nos deixa muito orgulhosos do nosso trabalho.
Com esta exposição esperamos alertar todos os que a visitam para esta problemática global e que se sintam impelidos a fazer algo para mudar esta realidade, nem que seja com pequenos gestos diários.



Educadora Eunice