Projeto – O nosso fantocheiro


Ao longo do ano, na tarde de dinamização de histórias, temos estado envolvidos a trabalhar várias histórias, bem como a criar novas, contando-as, muitas vezes, através da construção de marionetas. Algumas destas atividades foram apoiadas pela nossa estagiária Margot (EP Magestil) que se apercebeu do enorme interesse das crianças por este momento da nossa agenda. Neste sentido, a Margot questionou o grupo se gostava de ter um fantocheiro na sala, recebendo imediatamente um “SIM” geral.
Assim, um pequeno grupo iniciou um projeto técnico com o apoio da Margot, no qual projetaram como é que podiam realizar um fantocheiro para a nossa sala, recorrendo ao desenho para a parte mais estética e à fita métrica para definir as medidas do mesmo.
Posteriormente, este pequeno grupo comunicou o projeto ao restante grupo e, uns dias depois, fomos surpreendidos com o fantocheiro na nossa sala. A Margot concretizou o que este pequeno grupo projetou, trazendo-nos a estrutura de madeira do fantocheiro!
Após a interrupção letiva da Páscoa, debruçámo-nos novamente sobre o nosso fantocheiro, nomeadamente, na parte estética, pensando nas cores que gostaríamos que o mesmo tivesse. Assim, cada um realizou um projeto, desenhando a estrutura do fantocheiro com as cores que idealizou para o mesmo. 
Posteriormente, estivemos a observar os projetos de cada um e percebemos que teríamos de selecionar as cores, uma vez que o fantocheiro deve servir como suporte, para contarmos uma história, não devendo ser um elemento distrativo para quem está a assistir à apresentação. Assim, em grande grupo pensámos numa forma de descobrirmos as cores mais utilizadas pelo grupo. Inicialmente, algumas crianças partilharam que conseguiam memorizar as cores de todos mas depressa percebemos que ao final de alguns se iria tornar confuso. Assim, começámos a pensar de que forma poderíamos registar as cores de cada um, de forma a tornar-se claro e visível quais as cores mais utilizadas. Durante esta conversa o Gabriel lembrou-se da tabela que tínhamos realizado para registarmos os jogos do peixinho e todos concordámos em realizarmos uma tabela.  Depois de a mesma ser preenchida por todos, chegámos à conclusão que as cores mais utilizadas tinham sido o amarelo e o azul.
Depois de decididas as cores, em grande grupo decidiram as partes que ficariam de amarelo e de azul. Antes ainda, percebemos que o teríamos de pintar todo de branco para realçar as cores pretendidas. Assim, as crianças dividiram-se em três grupos: um grupo ficou responsável pela primeira pintura a branco, outro pela parte azul e outro pela parte amarela, passando ao momento tão esperado: à pintura do fantocheiro!

Ficámos todos muito contentes por termos na nossa sala um fantocheiro com um pouco de todos nós! Estamos desejosos de o estrear! Obrigada Margot por toda a ajuda!
Educadora Marta Lanhoso