Projeto – O nosso fantocheiro
Ao longo do ano, na tarde de dinamização
de histórias, temos estado envolvidos a trabalhar várias histórias, bem como a
criar novas, contando-as, muitas vezes, através da construção de marionetas.
Algumas destas atividades foram apoiadas pela nossa estagiária Margot (EP
Magestil) que se apercebeu do enorme interesse das crianças por este momento da
nossa agenda. Neste sentido, a Margot questionou o grupo se gostava de ter um
fantocheiro na sala, recebendo imediatamente um “SIM” geral.
Assim, um pequeno grupo
iniciou um projeto técnico com o apoio da Margot, no qual projetaram como é que
podiam realizar um fantocheiro para a nossa sala,
recorrendo ao desenho para a parte mais estética e à fita métrica para definir
as medidas do mesmo.
Posteriormente, este pequeno
grupo comunicou o projeto ao restante grupo e, uns dias depois, fomos
surpreendidos com o fantocheiro na nossa sala.
A Margot concretizou o que este pequeno grupo projetou, trazendo-nos a
estrutura de madeira do fantocheiro!
Após a interrupção letiva da Páscoa,
debruçámo-nos novamente sobre o nosso fantocheiro, nomeadamente, na parte
estética, pensando nas cores que gostaríamos que o mesmo tivesse. Assim, cada
um realizou um projeto, desenhando a estrutura do fantocheiro com as cores que
idealizou para o mesmo.
Posteriormente, estivemos a observar os
projetos de cada um e percebemos que teríamos de selecionar as cores, uma vez
que o fantocheiro deve servir como suporte, para contarmos uma história, não
devendo ser um elemento distrativo para quem está a assistir à apresentação.
Assim, em grande grupo pensámos numa forma de descobrirmos as cores mais
utilizadas pelo grupo. Inicialmente, algumas crianças partilharam que
conseguiam memorizar as cores de todos mas depressa percebemos que ao final de
alguns se iria tornar confuso. Assim, começámos a pensar de que forma
poderíamos registar as cores de cada um, de forma a tornar-se claro e visível
quais as cores mais utilizadas. Durante esta conversa o Gabriel lembrou-se da
tabela que tínhamos realizado para registarmos os jogos do peixinho e todos
concordámos em realizarmos uma tabela. Depois de a mesma ser preenchida
por todos, chegámos à conclusão que as cores mais utilizadas tinham sido o
amarelo e o azul.
Depois de decididas as cores, em grande
grupo decidiram as partes que ficariam de amarelo e de azul. Antes ainda, percebemos
que o teríamos de pintar todo de branco para realçar as cores pretendidas.
Assim, as crianças dividiram-se em três grupos: um grupo ficou responsável pela
primeira pintura a branco, outro pela parte azul e outro pela parte amarela,
passando ao momento tão esperado: à pintura do fantocheiro!
Ficámos todos muito contentes por termos
na nossa sala um fantocheiro com um pouco de todos nós! Estamos desejosos de o
estrear! Obrigada Margot por toda a ajuda!
Educadora Marta Lanhoso