Projeto “O que há dentro do nosso corpo?”- 3 anos A



Durante uma reunião da manhã, o Daniel partilhou connosco que descobriu que “dentro do nosso corpo existe sangue e por fora temos a pele”. À sua descoberta mais ideias se juntaram sobre as diferentes partes do nosso corpo. No entanto, alguém questionou o que temos mais no interior do corpo para além de sangue. O esqueleto foi mencionado por alguém. Decidimos então iniciar um projeto de forma a dar resposta às dúvidas e questões colocadas pelas nossas crianças.
Começámos por organizar as nossas ideias numa tabela sobre o que pensamos saber sobre o corpo humano, o que queremos saber e onde podemos procurar informações. Concluímos então que queríamos descobrir “o que há dentro do nosso corpo”, “o que são veias”, “porque é que as feridas ganham crosta” e ainda se “os legumes fazem bem à barriga”.
Dividimo-nos em pequenos grupos e iniciámos então a pesquisa em livros e na internet. Muito descobrimos sobre o nosso corpo, desde que temos músculos, um esqueleto, veias e até muitos órgãos com diferentes funções.



 Esclarecidas as dúvidas sobre o interior do nosso corpo, fomos então explorar as diferentes partes do exterior do nosso corpo. Nesse sentido, decidimos fazer a pares o contorno do corpo, recortar e depois desenhar-lhe as roupas. Explorámos as diferentes partes do corpo humano e tomámos consciência da sua estrutura. Iniciámos, desta forma, o processo de desmistificação da ideia de que as pernas e os braços saem da nossa cabeça, como costumavam representar nas suas produções.


Ainda no âmbito deste projeto, tivemos uma manhã em família com a enfermeira Isa, mãe do Francisco, que nos dinamizou um momento muito interativo, pedagógico e repleto de surpresas. Desta forma, consolidámos aprendizagens já adquiridas com a pesquisa, mas também pudemos esclarecer dúvidas que ainda existiam. Para além disso, ainda houve oportunidade para falarmos da importância da higiene oral e da realização de uma alimentação saudável. Muito obrigada Isa pelo envolvimento tão empenhado em proporcionar-nos uma manhã repleta de descobertas!



No final do projeto, preparámos a exposição do mesmo no corredor e fomos divulgá‑lo ao grupo da sala dos 3 anos B, que já nos tinha demonstrado interesse em saber o que era o “Barnabé”, um esqueleto de grandes dimensões emprestado pela mãe do Francisco.


Educadora Inês