Semana da Natureza e da Ciência na Sala dos 2 anos B: Cozinhar com a Natureza


Na nossa sala, o interesse pela área da casinha e do faz de conta, tem vindo a aumentar significativamente. O facto de, nas nossas atividades semanais, incluirmos culinária (que as crianças adoram), também pode ter contribuído para este súbito interesse.
O que é certo é que as crianças passam muito tempo a “fazer bolos” e a preparar “cafés” e “chás” e pratos deliciosos como “cenouras com maçã e carne” ou “sopa de bolachas”. Para o conseguirem, as crianças usam os mais diversos materiais da sala e, por isso, é frequente vermos legos a fazerem de pão, peças de puzzle no lugar da farinha, entre outros brinquedos. A imaginação é o limite!

Enquanto equipa pedagógica de sala, já estávamos atentas a este interesse e, andávamos a “magicar” momentos em que pudéssemos dar largas à imaginação, quando o Henrique nos chegou ao Colégio, num dia de manhã, acompanhado de um tacho e algumas pedras e folhas lá dentro.
Com a semana temática da natureza e da ciência a chegar, pensámos que seria uma excelente oportunidade para explorar esta partilha e conciliar com o interesse das crianças.
Foi na semana de 13 a 17 de maio que a nossa varanda se transformou numa minicozinha, cheia de utensílios de cozinha, trazidos pelas crianças, e onde os ingredientes foram inspirados na natureza: areia, pedras, terra e água.
Durante esta semana, as crianças puderam explorar livremente estes elementos, sem medo de se sujarem ou molharem, e “cozinharem” os mais variados pratos dignos de chefes de cozinha, “premiados” com estrelas michelin. Foi delicioso ver a alegria deles, a satisfação na utilização dos vários utensílios que nos chegaram, que eram bastante diversificados, e na imaginação na escolha e mistura dos “ingredientes”. Foi sem dúvida uma semana muito divertida, criativa e de grande satisfação para todos, afinal qual é a criança que não gosta de brincar com areia, água e terra?


 Educ. Marta Parracho