Semana da Natureza e da Ciência na Sala dos 3 anos A: Vamos reabilitar a nossa horta pedagógica
Já
há algum tempo que tínhamos iniciado uma atividade experimental sobre a
germinação das sementes com o objetivo de dar resposta à questão levantada por
algumas crianças: “As sementes só precisam de água e terra para crescer ou
também de sol?”. Nesse sentido, decidimos colocar uma semente ao sol e outra
numa caixa sem luz e, todos os dias, após as observarmos, desenhávamo-las numa
tabela de registo até obtermos alguma conclusão. Contudo, com a interrupção
letiva da Páscoa, o grupo esqueceu-se de dar água às sementes de feijão e
quando se aperceberam estas já tinham apodrecido.
Com
a Semana da Ciência e da Natureza, decidimos continuar a investigar a
germinação das sementes e, por isso, começámos por realizar pesquisas na
internet e em livros para descobrirmos o que afinal necessitam para germinar. Depois
de descobrirmos vários aspetos sobre as plantas e as sementes, propusemos à
sala dos 2 anos A para nos virem mostrar a sua atividade experimental com
flores para percebermos melhor o que era isto de “as plantas beberem água como
nós, mas pela raiz ou pelo caule”.
Após
a pesquisa, metemos mãos à obra e fomos reabilitar a nossa horta. Semeámos
feijões, grão, ervilhas e flores, sementes que as crianças trouxeram da sua
casa para partilhar com o grupo, mas também plantámos pés de alface e hortelã
(“a planta da canja”). Explorar e sentir a terra, usar instrumentos de
jardinagem, observar minhocas e descobrir como funciona o sistema de rega
proporcionou ao grupo muito entusiamo, diversão e novas descobertas!
Após
este momento, foi tempo de fazer as placas identificativas com as sementes e
plantas que colocámos na horta, onde explorámos conteúdos do domínio da matemática
e da linguagem oral e abordagem à escrita. De seguida, fomos colocá-las na
horta.
Já no final da semana, fomos até à sala dos 4
anos para conhecermos a horta existente no seu edifício, onde pudemos observar outros
vegetais, legumes, ervas aromáticas e até bananeiras e ainda apanhar folhas de
couve e bananas, que trouxemos para a nossa sala para amadurecerem e depois as
podermos provar. No final, entregámos um convite para virem conhecer a nossa
horta.
Já
com as couves que apanhámos na horta, experimentámos realizar a atividade
experimental que a sala dos 2 anos A nos veio mostrar: colocar as folhas de
couve em água e em água com corante e ver se estas modificam a sua cor, como
vimos nos cravos. Depois, fomos até às salas dos 3 anos B e dos 2 anos para
também lhes entregarmos os convites para visitarem a nossa horta e aproveitámos
para lhes darmos folhas de couve para também realizarem esta experiência e
descobrirem o que acontece.
Para
terminar em grande esta temática, levei uma planta carnívora para o grupo
observar e imediatamente se gerou um enorme entusiasmo, surpresa, mas também
muitas questões! Por isso, iniciaremos um novo projeto para dar resposta a
todas as dúvidas do grupo sobre “plantas carnívoras”.
Educadora
Inês