Semana da Natureza e da Ciência na Sala dos 3 anos A: Vamos reabilitar a nossa horta pedagógica


Já há algum tempo que tínhamos iniciado uma atividade experimental sobre a germinação das sementes com o objetivo de dar resposta à questão levantada por algumas crianças: “As sementes só precisam de água e terra para crescer ou também de sol?”. Nesse sentido, decidimos colocar uma semente ao sol e outra numa caixa sem luz e, todos os dias, após as observarmos, desenhávamo-las numa tabela de registo até obtermos alguma conclusão. Contudo, com a interrupção letiva da Páscoa, o grupo esqueceu-se de dar água às sementes de feijão e quando se aperceberam estas já tinham apodrecido.
Com a Semana da Ciência e da Natureza, decidimos continuar a investigar a germinação das sementes e, por isso, começámos por realizar pesquisas na internet e em livros para descobrirmos o que afinal necessitam para germinar. Depois de descobrirmos vários aspetos sobre as plantas e as sementes, propusemos à sala dos 2 anos A para nos virem mostrar a sua atividade experimental com flores para percebermos melhor o que era isto de “as plantas beberem água como nós, mas pela raiz ou pelo caule”.

Após a pesquisa, metemos mãos à obra e fomos reabilitar a nossa horta. Semeámos feijões, grão, ervilhas e flores, sementes que as crianças trouxeram da sua casa para partilhar com o grupo, mas também plantámos pés de alface e hortelã (“a planta da canja”). Explorar e sentir a terra, usar instrumentos de jardinagem, observar minhocas e descobrir como funciona o sistema de rega proporcionou ao grupo muito entusiamo, diversão e novas descobertas!

Após este momento, foi tempo de fazer as placas identificativas com as sementes e plantas que colocámos na horta, onde explorámos conteúdos do domínio da matemática e da linguagem oral e abordagem à escrita. De seguida, fomos colocá-las na horta.
 
 Já no final da semana, fomos até à sala dos 4 anos para conhecermos a horta existente no seu edifício, onde pudemos observar outros vegetais, legumes, ervas aromáticas e até bananeiras e ainda apanhar folhas de couve e bananas, que trouxemos para a nossa sala para amadurecerem e depois as podermos provar. No final, entregámos um convite para virem conhecer a nossa horta.


Já com as couves que apanhámos na horta, experimentámos realizar a atividade experimental que a sala dos 2 anos A nos veio mostrar: colocar as folhas de couve em água e em água com corante e ver se estas modificam a sua cor, como vimos nos cravos. Depois, fomos até às salas dos 3 anos B e dos 2 anos para também lhes entregarmos os convites para visitarem a nossa horta e aproveitámos para lhes darmos folhas de couve para também realizarem esta experiência e descobrirem o que acontece.


Para terminar em grande esta temática, levei uma planta carnívora para o grupo observar e imediatamente se gerou um enorme entusiasmo, surpresa, mas também muitas questões! Por isso, iniciaremos um novo projeto para dar resposta a todas as dúvidas do grupo sobre “plantas carnívoras”.

Educadora Inês