Semana da Natureza e da Ciência na Sala 1 ano B: O meu corpo – explorar, sentir e descobrir


Na semana dedicada à Natureza e a Ciência os meninos da sala 1Ano B também participaram com a temática do corpo. Esta ideia surgiu, uma vez que, os bebés que estão na sala são muito requisitados, as crianças gostam de lhes pegar, de os adormecer, de lhes darem comida e de descobrirem o seu corpo como os olhos, o nariz e a boca. Também gostam de se observar ao espelho e começam a identificar algumas partes do corpo, adorando fazer “trimmm” quando tocam no nariz e “ahahah” com a boca e “dlimdlim” com as orelhas. E assim a brincar vamos descobrir mais sobre o nosso corpo. E o que podemos fazer com ele? Podemos cheirar, ouvir, sentir, saborear e ver, são os nossos 5 sentidos!
Iniciámos assim esta semana com a construção de um molde de um corpo. Começamos por colocar um papel cenário do chão e com a ajuda do corpo da Lupita desenhámos um molde. Uau….foi mágico quando a Lupita se levantou e vimos o seu corpo estava desenhado no papel. De seguida, fizemos um jogo que tinha como objetivo colocarmos imagens reais dos olhos, nariz, boca, orelhas, mãos e pés no molde do corpo da Lupita. Adorámos a atividade e o jogo ficou exposto na sala para que possamos jogar quando quisermos.

Com a partilha do Duarte, pedaços de oliveira, azinheira e cortiça que vieram de Évora, colocámos todos os sentidos em alerta e pudemos sentir e explorar estes elementos da natureza que têm cheiros e texturas tão característicos. Foi uma atividade de exploração que adorámos!
Surgiram também as partilhas da Maria Rita e da Paloma: plantas como o tomilho, o manjericão, o cebolinho e muitos mais…e a primeira exploração foi cheirar, tocar e brincar com as pás e a terra. E assim no ateliê fomos plantar! Os amigos da sala de 1 Ano A tiveram uma manhã em família em que foram plantar e assim mostraram-nos onde ficava a horta pedagógica do nosso Colégio. E lá fomos nós, com as pás e as plantas para plantar. Foi uma experiência muito significativa pois adorámos mexer na terra e aprender um pouco mais sobre o mundo que nos rodeia! Obrigada ao Duarte, à Paloma e à Maria Rita por todas as partilhas que enriqueceram a nossa semana!

Para finalizar é de notar que esta foi uma semana rica em experiências muito significativas onde explorar, sentir e descobrir foram as palavras de ordem e onde os elementos da natureza tiveram um papel principal!

Educadora Vanessa