Semana da Natureza e da Ciência na Sala dos 2 anos e dos 5 anos: À descoberta do mundo com diferentes olhares


No decorrer da semana da natureza e da ciência, a grande conquista da Sala dos 2 Anos A foi a saída à rua com o propósito de ir até à sala dos 5 anos, que se encontra no edifício nº82. Esta saída proporcionou ao grupo dos 2 Anos várias experiências como: observar o meio envolvente, estando atentos e cumpridores de todas as normas que implicam uma saída à rua! O desafio era grande e as crianças mais pequenas deram provas do seu crescimento.
À hora prevista, um grupo de meninos dos 5 anos vieram com a educadora Marta, para nos ajudarem no trajecto até ao edifício nº 82. Fomos em comboio, radiantes e muito responsáveis, dois a dois, sem largar as mãos e, chegando ao semáforo, aguardámos pelo sinal verde para passarmos e aí fomos nós!
Já no edifício nº82 foram todos muito bem recebidos no recreio. Juntámo-nos todos juntos no jardim, à sombra, e comemos bolachas oferecidas pelos meninos dos 5 anos. Seguidamente, dividimo-nos em dois grupos porque as experiências iam começar dentro da sala.
As duas experiências foram escolhidas pelas crianças dos 5 anos que selecionaram dois ficheiros da área da ciência para propor às crianças mais novas: germinação do feijão e colocar cravos brancos com corante alimentar.
Numa mesa tínhamos garrafas de plástico, corante alimentar de várias cores e três cravos brancos; na outra mesa tínhamos: uma lista com todos os nossos nomes, frascos de plástico, um borrifador com água, algodão e feijões.
Realizámos estas duas experiências com a ajuda e explicação cuidada dos colegas dos 5 anos, que foram todos muito atenciosos. O grupo dos 5 anos já tinha realizado esta experiência, no ano anterior, pelo que explicaram logo como os mais novos deveriam proceder, dizendo por exemplo: “com o algodão vamos fazer uma caminha para os feijões”. Antes ainda de realizarem em conjunto a germinação do feijão, os mais velhos perguntavam o nome das crianças dos 2 Anos, tentando identificá-lo na lista de nomes que se encontrava em cima da mesa. E correu tudo maravilhosamente bem! Todas as crianças dos 2 Anos tem agora, os frascos, na sua sala para cuidarem do seu feijão, para que o mesmo possa crescer!
Relativamente à experiência dos cravos, essa também era novidade para as crianças dos 5 anos e, como o resultado não era imediato, estávamos todos muito curiosos e entusiasmados com o que poderia acontecer: nas três garrafas colocámos água e em duas delas colocámos corante alimentar (vermelho e azul) depois colocámos em cada garrafa um cravo! Em conjunto elaborámos um registo desta atividade: algumas crianças dos 2 anos desenharam os materiais utilizados e algumas crianças dos 5 anos registaram o que fizemos. Mais tarde já cada grupo na sua sala observou e registou o que aconteceu ao final de algumas horas.
Depois dos dois grupos dos 2 Anos passarem pelas duas experiências, algumas crianças dos 5 Anos ajudaram no trajecto até ao edifício nº87, sendo visível a entreajuda entre as crianças.
Nos dias seguintes, os dois grupos continuaram a observar atentamente as modificações que aconteceram aos cravos, verificando com grande admiração que as flores mudaram de cor! “Natacha, as flores bebem água.” (Maria Inês e Margarida)
Posteriormente, o grupo dos 2 Anos B desafiou a outra sala dos 2 Anos A a realizarem a experiência com os cravos, tendo eles o papel de os orientar. Já os 5 Anos realizaram uma nova experiência, desta vez com Margaridas brancas, e partindo o caule de duas delas, colocando, por exemplo, uma parte do caule mergulhado num corante e outra noutro.
Sem dúvida, que a interacção entre as duas salas proporcionou grandes aprendizagens, tanto para os mais velhos como para os mais pequenos, sobressaindo-se o espírito de entreajuda que tanto valorizamos!

Educ. Marta L.
Educ. Natacha