Visita de estudo ao Museu de História Natural e da Ciência - Salas de Jardim de Infância


No âmbito da Semana temática da Ciência e da Natureza, que se comemorou no nosso Colégio, as salas de jardim-de-infância foram visitar o Museu da História Natural e da Ciência.

A Sala dos 5 Anos participou na atividade "Plantas aos Bocados", realizada no Jardim Botânico. Ao chegarmos ao Museu de História Natural e Ciência ficámos logo maravilhados ao observarmos o rinoceronte embalsamado, no hall de entrada, que tínhamos observado no ano passado, sendo várias as crianças a partilhar: "nós fizemos tantas descobertas com este rinoceronte quando estávamos nos 4 anos". Já no Jardim Botânico, conhecemos a nossa guia Ana que nos sugeriu fazermos quatro grupos e nos desafiou ao longo do percurso a apanhar diferentes elementos da natureza, apanhando-os de acordo com o número dado a cada elemento do grupo. Foram várias as curiosidades que aprendemos com a Ana e gostámos muito de trabalhar em  grupo, sendo visível a entreajuda entre os elementos de cada grupo. No final sentámo-nos por grupos e cada um recebeu um cartaz para colocar as sementes, folhas e frutos que apanhámos ao longo do percurso, resultando quatro cartazes que espelham bem a nossa manhã! 
Já as crianças da sala dos 3 anos A realizaram uma atividade sobre “Biodiversidade”, em que puderam observar de perto uma grande diversidade de animais reais, analisando e categorizando as suas diferentes características físicas e biológicas, os seus diferentes habitats e formas de reprodução, dividindo-os em diferentes grupos: aves, moluscos, peixes, répteis, mamíferos, vertebrados/invertebrados, entre outros. Sendo os animais um tema de grande interesse do grupo, o seu entusiasmo pela atividade foi geral e até surpreendeu o Sr. Fernando, o nosso guia, que muito se admirou com a participação tão empenhada do grupo!


As Salas 3 Anos B e 4 Anos realizaram participaram na dinâmica Planetário.
À chegada ao Museu, fomos recebido por um guia que nos guiou ao longo de toda a visita. Até chegarmos à sala onde se encontrava o planetário, fomos percorrendo os corredores do museu e observando a exposição que lá se encontrava sobre o tema do espaço. Vimos diversas fotografias de planetas, galáxias, satélites e até alguns telescópios antigos em exposição. Em seguida entrámos no planetário onde embarcámos numa viagem pelo sistema solar que nos levou a descobrir muitas curiosidades! O entusiasmo e interesse pelo tema foi notório, não só pela participação oral durante a visita como também pelas partilhas feitas em sala sobre o que tinham descoberto e gostado mais.


                                                                                                         Equipa de Jardim de Infância