“Mini-Arraial” na Creche


Esta semana as crianças da Creche fizeram um “mini-arraial”! Temos estado todos muito envolvidos com a Festa de Final de Ano – Arraial dos Pequeninos e, desta forma, músicasardinhas e manjericos têm sido palavras muito frequentes no nosso vocabulário.
Na Sala 1 Ano A houve uma partilha de uma criança que tinha ido a um teatro para bebés: “Tasquinhas”. Na fotografia que partilhou era possível observar alguns elementos que temos vindo a falar: sardinhas, fitas coloridas e manjericos. Durante a semana as crianças desta sala estiveram tão envolvidas nesta dinâmica que partilharam com as outras salas da Creche o que tinham feito: um mini-arraial!
Todas as crianças se mostraram tão curiosas e interessadas no mini-arraial, que decidimos proporcionar este momento a todos no ateliê lúdico-expressivo de sexta-feira. Recriámos na sala multiusos o cenário do “Tasquinhas” e ao som de música popular divertimo-nos muito! O manjerico também fez as delícias de todos, pois ficaram muito curiosos por não puderem cheirar com o nariz, mas com a mão!
Desde ao berçário até às salas dos 2 anos, todos juntos dançámos, pulámos, fizemos rodas em conjunto… tudo ao som de músicas típicas das marchas e dos arraiais populares. Como refere o teatro Tasquinhas: “entre roupa entendida, sardinhas e canções, entramos neste mundo bairrista de cor e de música, de convívio e de festa, em que a alegria é uma constante e os manjericos perfumam o ar.”

A equipa da Creche