Ajudar o próximo, um pequeno gesto que faz a diferença! – Sala 4 anos A

No final do ano letivo passado, enquanto conversávamos sobre doar o dinheiro angariado no nosso Arraial Popular a famílias desfavorecidas, a nossa Amélia espontaneamente coloca o dedo no ar e diz-nos que podia “partilhar um brinquedo dela com as crianças mais pobres”. 

Uma ideia individual que passou a ser do grupo, contagiando as restantes crianças que rapidamente começaram a referir brinquedos que já não usavam e que também podiam dar a essas crianças. A ideia de que existem crianças com poucas possibilidades e até mesmo sem família tocou-lhes no coração. 

Dada esta iniciativa tão bonita e bondosa por parte do grupo, que tanto me orgulhou, combinámos então que iríamos fazer uma recolha de bens materiais para dar a uma instituição. 

À medida que viam os bens a chegar até à nossa sala, mais entusiasmados ficavam, por isso, decidimos escrever uma proposta a desafiar as restantes salas de Creche e Jardim de Infância a fazer o mesmo. Muitos foram os bens angariados desde roupas, brinquedos, livros, equipamentos, entre outros. 

Com as férias de verão reservámos os bens para quando todo o grupo estivesse presente pudéssemos entregar às Instituições “Ajuda de Mãe” e “Casa do Pombal – A Mãe”. 

Iniciou-se um novo ano letivo e colocámos novamente mãos à obra. Chegou o tão aguardado momento: a entrega dos equipamentos às instituições!  

A vontade de ajudar manteve-se e o orgulho com que as crianças ajudavam a levar os sacos até à carrinha era visível nos seus rostos e expressões. 


Obrigada aos familiares pelas vossas contribuições! Que os nossos pequenos façam sempre a diferença no Mundo! Estamos no bom caminho! 

Educadora Inês