Chegámos aos 5 anos!

Foi com grande alegria que iniciámos mais um ano letivo, agora na sala dos 5 anos! 
As saudades dos amigos já se faziam sentir e o reencontro foi marcado por grandes abraços e sorrisos, que várias crianças foram trocando, à medida que chegavam ao jardim e se juntavam aos amigos. Foi também de forma calorosa que recebemos novas amigas na nossa sala, as quais, desde logo, integrámos nas nossas brincadeiras. 

O entusiasmo e vontade em explorar a nova sala tem sido uma constante. Ao longo destes dias, em pequenos grupos temos vindo a realizar diversas atividades nas diferentes áreas, descobrindo novos materiais, novas brincadeiras, novas histórias e
depressa começaram a surgir as primeiras produções!

Para além disso, à medida que nos vamos familiarizando com a nossa rotina, temos vindo a introduzir alguns instrumentos que nos ajudam a organizar a dinâmica do grupo em sala, os quais já são conhecidos para a maioria de nós. Surgira assim os identificadores das áreas, onde registámos o nome da área e respetiva ilustração, bem como quantas crianças podem estar na mesma em simultâneo; o mapa das tarefas, para que, nos vamos responsabilizando por cuidar do espaço e materiais da nossa sala; o mapa do tempo; o mapa mostrar, contar ou escrever, onde nos inscrevemos sempre que temos algo para partilhar com os amigos; o diário de grupo, ao qual recorremos diariamente para registar o que fizemos, ideias para novas atividades que queremos fazer e ainda aspetos que gostamos e/ou não gostamos do nosso dia a dia. 
Por sugestão de duas crianças, criámos até um novo mapa, o mapa das dinamizações de histórias, já que as incursões ao nosso fantocheiro para criar histórias e apresentá-las com recurso a fantoches têm sido frequentes.
Em breve teremos mais novidades sobre as nossas explorações e descobertas!

Educadora Patrícia