“ESTAMOS NA ESCOLA DOS CRESCIDOS!” – SALA 4 ANOS A


Iniciámos o ano letivo com grande entusiasmo e todos nos sentimos orgulhosamente crescidos por estarmos no edifício do 1º Ciclo!

Este novo ano trouxe-nos um novo espaço e, por isso, estamos em adaptação às mudanças que se têm vindo a suceder. Para já é tempo de criar relações com o espaço, os novos adultos, os novos amigos e com as novas rotinas…

De forma gradual, começámos a (re)lembrar a nossa antiga rotina: reuniões da manhã e da tarde, preenchimento de mapas, sessões de educação física e inglês. O que é algo habitual para uns, é novo para outros e a interajuda entre pares tem sido fundamental para a integração dos novos elementos do grupo.



No entanto, o espaço é algo novo para todos e a exploração da sala e do recreio tem ocorrido de forma muito entusiasmada. Na sala, as áreas escolhidas pela grande maioria foram a dos jogos e do faz de conta, mas também a da ciência por ser uma novidade.



As ideias e questões surgem de forma empolgada! “O que há lá em cima?” perguntaram ao observar as escadas no interior do Colégio. Decidimos então fazer uma visita a todo o edifício para conhecermos o espaço. O olhar de admiração e deslumbramento pelo desconhecido e pela descoberta foi visível nos seus rostos. A biblioteca impressionou, tendo sido dos locais que mais marcou o grupo porque “havia muitos sofás e livros!”.


Com a pausa das férias, é agora tempo de, progressivamente, começarmos a apropriar-nos das regras novamente e a organizar materiais, áreas e instrumentos de regulação.

Contudo, o espírito de curiosidade e a vontade de sugerir, pensar e fazer é uma constante. Numa das reuniões da manhã, o Daniel informou-nos da sua vontade em: “Ir ao supermercado comprar frutas e vegetais com os amigos”. Contagiou-nos a todos e até descobrimos que existe um Mercado em Alvalade. 
Aguardem por novos episódios…

Educadora Inês