A sala dos 2 Anos B já recebeu uma visita dos meninos da sala do 1 Ano B

O ano letivo ainda agora começou, e grupo da sala dos 2 anos B, começa já a fazer sobressair a sua curiosidade na exploração de livros. Praticamente todos os dias, algum elemento do grupo traz um livro que quer partilhar com os amigos. Portanto, as nossas manhãs têm sido, maioritariamente, passadas no tapete, onde exploramos os livros juntamente com a Maria. A maior parte dos livros têm como tema os animais, que é o nosso grande tópico de interesse! São nestas histórias cheias de imagens lindas e coloridas que redescobrimos os nomes dos animais que já conhecemos e descobrimos animais que ainda não conhecíamos… São neles que aprendemos as cores dos animais, os locais onde os animais vivem, o que é que eles comem e ainda ouvimos os sons (reais) dos animais através da nossa coluna… E imitamos os sons dos mesmos! Tem sido muito divertido…! 

Um dos grupos de animais que identificamos facilmente são os bebés dos animais nas imagens, ou seja, “é o cão bebé”; “é o gato bebé”; “é o coelho bebé”; “é a filho da mamã e do papá”… E reparámos que conseguimos distinguir bem aqueles que são mais pequeninos que nós! Até já falamos baixinho quando descemos ou subimos as escadas quando sabemos que os bebés estão a dormir na sala ao lado! Nesse sentido, lembrámo-nos de convidar os bebés da sala do 1 Ano B até à nossa sala! 

Assim, conseguimos interagir com os amigos mais novos e mostrar-lhes um pouco daquilo que já sabemos e vice-versa! 

Foi com muita alegria, partilha e divertimento que passámos esta manhã! Os bebés deste grupo ainda são poucos e notou-se que gostaram de ver tantos meninos. Alguns bebés já apontavam sempre que identificavam um dos animais que era perguntado onde estava X animal em determinada página e ficavam pasmados sempre que ouviam o som do mesmo sair da nossa coluna… Mas não foram só os nossos livros preferidos que mostrámos aos bebés, pois um de nós teve a ideia de cantar a música das “doidas andam as galinhas” (por causa da imagem de uma galinha) e fizemos a coreografia que já conhecemos para os bebés! Eles adoraram e quiserem imitar alguns gestos! Depois, foi a vez dos bebés nos mostrarem as suas músicas preferidas. 

Nós aprendemos uma nova canção que gostámos muito, a do “Tenho 5 reis, tenho um alguidar…”! 

E, assim, foi a nossa manhã partilhada. 

São interações como esta que causam impacto tanto nos mais novos, como nos mais velhos! É nestes “momentos heterógenos” que se maximiza os momentos de desenvolvimento, pois as crianças mais velhas, ou mais capazes em determinado domínio, assumem a responsabilidade de cuidar, integrar e apoiar a participação dos mais novos. Estes, por sua vez, ao participarem em atividades com pares mais velhos aumentam o seu leque de interesses e, gradualmente, apropriam-se de formas mais elaboradas de interagir. 


  
Educadora Maria