Aprender através de um blog

“O que é um blog?” foi a pergunta que despertou o interesse de um grupo de quatro alunos do 4.º ano. A partir desta questão, o grupo deu início à realização de um projeto que estão ainda a fazer e que, em breve, partilharão com a restante comunidade educativa.  

Como a família assume um papel extremamente importante na vida de cada criança e a relação entre a escola e a família é, por nós, muito valorizada, recebemos ontem em sala a mãe de um dos nossos alunos que é autora de um blog. Quando o aluno, durante a fase de pesquisa, partilhou com o restante grupo que a sua mãe tinha um blog, lembrámo-nos da riqueza que o seu contributo nos poderia trazer e dirigimos-lhe o convite. Depois da mãe ter aceite juntar-se a nós durante a hora de sessão de projetos da turma, ficámos todos muito felizes e agradecidos. Assim, ontem, o grupo de trabalho constituído por quatro alunos, criou um blog temporário e gratuito (sem quaisquer dados pessoais referentes aos alunos), intitulado pelos mesmos de “Aprender através de um blog”. O grupo seguiu todos os passos explicados pela mãe, observou alguns blogs mais conhecidos, escolheu os assuntos que mais gostaria de abordar no seu blog (a poluição e a educação), tendo escrito um pequeno texto cada um sobre estas temáticas, e explorou o blog e todas as potencialidades do mesmo. 

A sessão de trabalho foi sem dúvida de uma grande riqueza para todos e a melhor forma de darmos início a este mês dedicado às Tecnologias. 

Agora, os alunos vão voltar a criar um blog temporário (os mesmos têm a duração apenas de 30 min.) e em breve será feita a comunicação deste projeto à restante comunidade educativa. As ideias para a apresentação já são muitas e em breve anunciaremos a sua data. Até lá, há mais alguém curioso para saber como se faz um blog? 



Professora Bárbara Ribeiro.