Chegámos à sala dos 3 Anos B!

Iniciámos o ano letivo expetantes por conhecer a sala dos 3 anos, mostrando vontade de explorar este novo espaço reservado para os mais crescidos do nosso edifício!  

No entanto, voltar à rotina depois das férias nem sempre é fácil, pelo que sobretudo, de manhã, no momento de chegada, várias crianças têm procurado o conforto no colo da equipa de sala, outras têm-se apoiado nos amigos do ano anterior, procurando logo por eles no jardim. Já para a Clara, a Eva, a Maria Luiza e o Tomás A. tudo é novidade, mostrando gosto em observar as brincadeiras dos amigos que já se conheciam.

Diariamente, temos aproveitado o excelente estado do tempo, para usufruirmos do jardim, privilegiando a brincadeira entre pares e com os adultos, de forma a conhecermo-nos melhor uns aos outros, assim como os nossos gostos, preferências e necessidades, dando espaço para desenvolver uma relação de proximidade comigo e com a Ana. Já em sala tem sido notória a preferência pela área do faz de conta que se encontra sempre bastante lotada, sendo que confecionar comida, pôr a mesa e cuidar dos bebés tem sido o ponto alto! 

Neste primeiro mês fomos tendo a oportunidade de conhecer a nossa rotina, começando a conseguir antecipar os diferentes momentos que fazem parte do nosso dia, aspeto este fundamental que contribui para a tranquilidade do grupo. 

Em todos estes momentos temos vindo a pôr à prova a nossa autonomia: nos momentos de higiene, a estarmos concentrados no que estamos a fazer na casa de banho, a usar sabonete para lavar as mãos, a secar as mãos, antes de sair da casa de banho; às refeições, a sentar corretamente na cadeira, a usar os talheres para comer, a lembrar de limpar a boca; no repouso, a conseguir tirar e, posteriormente, calçar os sapatos sozinho. É com satisfação que vamos vendo a autonomia a crescer e a trocar “eu não consigo” por “eu preciso de ajuda”. 

O primeiro mapa que introduzimos na nossa sala foi o mapa de presenças e foi com curiosidade que observámos este novo instrumento e que identificámos logo com alegria as fotografias de todos. Depois definimos o código de cores e, seguidamente, um de cada vez, com o meu apoio, marcou a sua presença, fazendo uma marca no sítio correspondente, com a caneta verde. O mapa é de dupla entrada, pelo que naturalmente, nos primeiros tempos, vão precisar de ajuda para conseguirem fazer a correspondência entre o nome/fotografia e o dia da semana. Já aprendemos também a canção do “bom dia” que cantamos diariamente antes de marcarmos as nossas presenças. 



Educ. Marta Lanhoso