Da partilha da Matilde às descobertas em torno de um globo terrestre


Numa reunião da manhã, a Matilde partilhou com o grupo uma descoberta que tinha ocorrido enquanto conversava com a mãe: “Quando o planeta Terra está de costas para o Sol fica de noite e quando está virado de frente para o Sol fica de dia.” O Max também disse que sabia que quando era de noite no Brasil estava de dia em Portugal. Após uma troca de ideias sobre estas duas partilhas, ficou combinado que iríamos fazer uma experiência sobre o dia e a noite com o globo terrestre e um candeeiro (sol), para verificarmos se estas teorias eram verdadeiras.
No tempo curricular comparticipado, realizámos a experiência. Escurecemos uma sala e ligámos um candeeiro para representar o Sol. Primeiro, tentámos colocar o planeta Terra “de costas voltadas” para o Sol, mas verificámos que não era possível. Havia sempre um lado que estava virado para o Sol. Depois, marcámos o local onde está Portugal. Perguntei se a Terra estava sempre parada no mesmo sítio ou se se mexia e o Max disse que sabia que ela rodava devagarinho, exemplificando com o corpo. Depois de rodopiarmos todos como a Terra, rodámos o globo devagarinho. Enquanto rodávamos, Portugal ia ficando cada vez menos iluminado pelo Sol até ficar completamente no escuro. Rapidamente, o grupo chegou à conclusão que quando isso acontecia era porque estava de noite em Portugal. De seguida, fomos ver o que acontecia nos outros países quando era de dia em Portugal, verificando a teoria do Max.
“Mas o Sol também se vai embora e depois volta. Sim, eu vejo!”. Disse a Benedita muito convicta, gerando então um conflito de ideias. No início da semana seguinte, a Rita trouxe-nos uma enciclopédia que falava sobre os fenómenos relacionados com o céu e onde descobrimos que afinal o Sol era uma estrela e que não saía do seu lugar. A Terra, por sua vez, é que rodava em torno dele. Ao verem a enciclopédia também descobriram os nomes dos restantes planetas do sistema solar.
Depois disto, foi altura de registar todas estas descobertas e de as comunicar aos colegas das outras salas.
Foi a partir de uma partilha na reunião da manhã que fizemos descobertas em torno de um globo terrestre. Aguardam-nos novas descobertas e estamos ansiosos por elas.

Educadora Eunice