Da partilha da Matilde às descobertas em torno de um globo terrestre
Numa
reunião da manhã, a Matilde partilhou com o grupo uma descoberta que tinha
ocorrido enquanto conversava com a mãe: “Quando o planeta Terra está de costas
para o Sol fica de noite e quando está virado de frente para o Sol fica de
dia.” O Max também disse que sabia que quando era de noite no Brasil estava de
dia em Portugal. Após uma troca de ideias sobre estas duas partilhas, ficou
combinado que iríamos fazer uma experiência sobre o dia e a noite com o globo
terrestre e um candeeiro (sol), para verificarmos se estas teorias eram
verdadeiras.
No
tempo curricular comparticipado, realizámos a experiência. Escurecemos uma sala
e ligámos um candeeiro para representar o Sol. Primeiro, tentámos colocar o
planeta Terra “de costas voltadas” para o Sol, mas verificámos que não era
possível. Havia sempre um lado que estava virado para o Sol. Depois, marcámos o
local onde está Portugal. Perguntei se a Terra estava sempre parada no mesmo sítio
ou se se mexia e o Max disse que sabia que ela rodava devagarinho,
exemplificando com o corpo. Depois de rodopiarmos todos como a Terra, rodámos o
globo devagarinho. Enquanto rodávamos, Portugal ia ficando cada vez menos
iluminado pelo Sol até ficar completamente no escuro. Rapidamente, o grupo
chegou à conclusão que quando isso acontecia era porque estava de noite em
Portugal. De seguida, fomos ver o que acontecia nos outros países quando era de
dia em Portugal, verificando a teoria do Max.
“Mas
o Sol também se vai embora e depois volta. Sim, eu vejo!”. Disse a Benedita
muito convicta, gerando então um conflito de ideias. No início da semana
seguinte, a Rita trouxe-nos uma enciclopédia que falava sobre os fenómenos
relacionados com o céu e onde descobrimos que afinal o Sol era uma estrela e
que não saía do seu lugar. A Terra, por sua vez, é que rodava em torno dele. Ao
verem a enciclopédia também descobriram os nomes dos restantes planetas do
sistema solar.
Depois
disto, foi altura de registar todas estas descobertas e de as comunicar aos colegas
das outras salas.
Foi
a partir de uma partilha na reunião da manhã que fizemos descobertas em torno
de um globo terrestre. Aguardam-nos novas descobertas e estamos ansiosos por
elas.
Educadora Eunice