Dia da alimentação


No passado dia 16 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação e no Colégio não quisemos deixar passar este dia em branco.

Para ficarmos a saber mais sobre alimentação saudável convidámos duas nutricionistas da empresa ICA, empresa que fornece as refeições do Colégio, para virem ao Colégio assinalar connosco este dia.

As nutricionistas preparam duas sessões distintas: uma para os alunos do 1º e 2º anos e outra para os alunos do 3º e 4º ano e no qual um pequeno grupo do 2º ciclo também participou.

Em ambas as sessões as nutricionistas apresentaram um powerpoint no qual abordaram várias questões sobre alimentação saudável, focando-se, essencialmente, na refeição do lanche que os alunos trazem para o Colégio, mostrando assim exemplos de alimentos mais saudáveis que podem optar em substituição de alimentos menos saudáveis, como bolos e bebidas açucaradas.

Em ambas as dinâmicas, depois de realizada a apresentação, os alunos puderam realizar uma pequena atividade que foi diferente nas duas sessões. A atividade preparada para os alunos mais novos consistia na construção da sua própria lancheira saudável, na qual os alunos desenhavam, cortavam e colavam os seus alimentos na lancheira. No final, alguns alunos apresentaram as suas lancheiras aos colegas. Os alunos mais velhos realizaram uma sopa de letras na qual tinham de encontrar palavras relacionadas com os assuntos abordados na apresentação. Ainda nesta sessão, alguns alunos do 2º ciclo realizaram algumas perguntas às nutricionistas, pois encontram-se a fazer um projeto sobre alimentação saudável.

Nos dias que se seguiram foi possível observar algumas mudanças nos lanches dos alunos e a preocupação demonstrada pelos mesmos nos alimentos que traziam.

Além disso, depois da celebração deste dia as turmas do 1º e 2º anos foram fazer as suas compras saudáveis ao mercado de Alvalade. Fiquem atentos ao blog para saber mais! Na turma do 2º ano aproveitámos também para explorar o conteúdo do dinheiro com um problema da semana sobre a ida ao mercado.



Joana Gonzaga – Professora de Apoio 1º Ciclo