E tudo começou com a partilha de uma bola…

O David presenteou-nos com uma bola que trouxe de casa e daí surgiram muitas atividades dinâmicas e interessantes. Com o David descobrimos que a bola também se movimenta com o nosso pé e não apenas com a mão. E assim, surgiram os primeiros “golos”! Tivemos também outro desafio, acertar DENTRO de uma baliza, e assim sim, já podíamos gritar “Goloooo”. Nessa manhã a nossa sala foi um autêntico campo de futebol cheia de jogadores de futebol e de guarda-redes! Mas a magia das bolas não ficou por aqui, noutro dia, numa roda todos sentadinhos, pegámos num lençol e com a ajuda das nossas mãos a mexer, a mexer, as bolas saltavam pelo ar. Objetos tão simples como as bolas que nos fizeram ecoar tantas gargalhadas pela sala!  

Para finalizar, aliámos a expressão plástica e fizemos uma pintura com copos e como por magia surgiram várias bolas na folha…uau…tantas bolas e de várias cores! Mas a matemática não quis ficar de fora pois tentámos fazer a divisão das bolas que tínhamos na sala em dois grupos, surgindo uma categorização por cor e outra por tamanho. Brincámos também com as caixas com o objetivo de as colocarmos dentro da caixa. 

Deste modo, a partir de um objeto do interesse do grupo, a bola, surgiram muitas atividades que nos fizeram desenvolver tantas competências! 

Educ. Vanessa