Estamos na Sala dos 2 Anos. E agora?


Na Sala dos 2 anos A os primeiros dias deste ano letivo foram dedicados ao reencontro com os amigos, à apropriação da rotina da Sala dos 2 anos e à exploração das áreas da sala.
Quando regressámos ao Colégio, o “pós-férias” foi sentido por algumas crianças, que desfrutaram tão bem das suas férias em família, que o regresso às rotinas foi um pouco sentido. Com mimo, brincadeira, o apoio dos amigos e dos adultos tudo regularizou rapidamente e agora desfrutamos ao máximo das aventuras da sala dos 2 anos!

 Também temos uma sala nova que tem feito as delícias de todos. A área do faz de conta é a eleita para as brincadeiras, sendo os piqueniques e os parabéns as brincadeiras mais frequentes na nossa sala. Desta forma, as brincadeiras em pequenos grupos começam a surgir de uma forma muito mais regular. Estes dias também foram dedicados à identificação das áreas da sala, processo esse que passou pela participação das crianças. Ajudaram-nos a definir as áreas, pintaram o fundo para a sua identificação, colaram e no final definimos regras, em grupo, para que o seu funcionamento decorra de uma forma tranquila e organizada.

As partilhas de casa têm surgido, como a Alice que trouxe cenouras ou a Beatriz G. que trouxe azeitonas e ramos de oliveira. As cenouras foram o mote para um bolo de cenoura que realizámos em ateliê de creche, mas em sala também as lavámos, ralámos e degustámos. Com a partilha da Beatriz, aproveitámos para substituir os tradicionais pincéis por ramos de oliveira e o resultado foi surpreendente!


Ainda esta semana, o Francisco A. trouxe folhinhas de outono que apanhou no fim de semana.  As crianças gostaram tanto desta iniciativa, que elas próprias começaram também a apanhar folhinhas do nosso jardim. Decidimos guardá-las numa caixa e depois surgiu a ideia de fazermos um impermeável para a chuva. Colámos então as folhas num plástico e, na quinta-feira, fomos até ao nosso jardim brincar protegidos dos pingos de chuva que se faziam sentir. Foi tão, mas tão divertido!

Este mês tem sido dedicado à tecnologia e, na nossa sala, temos feito coisas giríssimas, em breve contamos tudo aqui no nosso blogue!
Temos tantas coisas para descobrir… que venham as descobertas, conquistas e aventuras da Sala dos 2 anos!
Educ. Tânia