Jornalistas por um dia...


No passado dia 15 de outubro, a turma do 1.º ano foi visitar o MediaLab do Diário de Notícias, no âmbito do mês dedicado às Tecnologias.

No MediaLab os alunos puderam aprender mais sobre o que é comunicar, o que é um jornalista e o que é uma notícia. Foi notório o interesse e conhecimento dos alunos sobre este tema, estando muito atentos e participativos. Durante toda a visita foi possível ouvir diversos comentários dos alunos, como “uma notícia é uma coisa para as pessoas saberem o que se passa e poderem ajudar” (J.C.), “um jornalista é um senhor que faz os jornais” (M.T.).

Depois de aprenderem um pouco mais sobre tudo o que se faz numa redação e como é constituída uma capa de jornal, os nossos alunos puseram mãos à obra!

Cada aluno teve a oportunidade de criar a sua própria capa de jornal! Para tal, cada aluno ficou com um computador no qual tinham um modelo de notícia e puderam escolher as notícias a colocar na capa, assim como a imagem principal e escrever a legenda da mesma! No final da visita muitos alunos disseram “Quando crescer quero ser jornalista!”

Espreitem o resultado final de algumas capas de jornais e o processo de construção das mesmas!



Joana Gonzaga – Professora de Apoio 1º Ciclo