Partilhas Tecnológicas na Creche

Na passada sexta-feira, realizámos um ateliê lúdico expressivo dedicado ao tema deste mês: As Tecnologias.  

Para que tal acontecesse pedimos aos pais que cada criança trouxesse de casa um brinquedo que giro e que gostasse de partilhar com os amigos! ….e não é que trouxeram brinquedos muito diversificados e divertidos!!! Computadores, tabletes, tapete, livros, bonecos e poste de basquete!!!!...e sabem que mais?! Tudo isto tinha luzes, sons e movimento! 

Para que todas as crianças tivessem oportunidade de explorar cada um deles, agrupamo-nos por salas e assim puderam conhecer os brinquedos uns dos outros! Tudo isto permitiu uma partilha maior e divertida! 

Para dar início à partilha, sentámo-nos todos no tapete, tapámos todos os brinquedos com um lençol para criar suspense e cada um foi buscar o seu brinquedo à vez, para mostrar aos amigos o que tinha trazido de casa! Foi notório que cada um reconheceu de imediato o seu brinquedo e que mostrava com alegria! No fim de todos terem mostrado o seu brinquedo, deu-se início à partilha entre todas as crianças. 

Cada criança explorou os vários brinquedos, de forma a descobrir as características de cada um! Uns preferiram os sons, outros as luzes e outros o movimento!  Assim puderam eleger o seu favorito! Todas as crianças mostraram curiosidade ao observar atentamente, mas assim que descobriam um som, luzes ou movimento, mexiam no brinquedo repetidamente de forma a satisfazer a sua alegria. 

Esta partilha de brinquedos tecnológicos, permitiu às crianças não só descobrir e explorar as potencialidades de cada objeto através da sua manipulação, como trabalhar o sentido de partilha. Tarefa esta tão difícil para as nossas crianças, mas que com estes momentos se vai tornando menos difícil e mais prazerosa! 

Obrigada a todos os Pais por nos terem ajudado a proporcionar uma manhã tão diferente e ao mesmo tempo divertida! 


A Equipa da Creche