O momento de meditação e relaxamento


As manhãs agitadas da chegada à Escola quebram-se com momentos em que os alunos se dedicam a olhar mais para si mesmos. O momento de meditação e relaxamento é uma prática diária que tem vindo a desenvolver-se na turma do terceiro ano, já desde o ano passado. 

Esta dinâmica iniciou-se com a generosa partilha dos colegas do quarto ano e surgiu da necessidade de começarem o trabalho com maior concentração e serenidade.

E porque tomamos como princípio base uma aprendizagem cooperada, vivenciamos as nossas experiências sociais da mesma forma, numa lógica de partilha constante.

Com os outros, aprendem a pensar melhor, a escrever de forma mais completa e criativa, bem como a olharem para si com mais atenção e detalhe. Foi com os colegas do quarto ano que aprenderam a fazer exercícios de respiração que os ajudam a acalmar, exploraram técnicas de relaxamento corporal e perceberam que estarem consigo é tão fundamental para começarem bem um dia na escola.

Na passada quarta-feira, o dia começou com a visualização de uma reportagem passada no canal R.T.P.: “Eu medito. Tu meditas. Nós meditamos.” Os alunos refletiram sobre a mesma e debruçaram a sua atenção sobre a importância desta rotina. Que a reflexão se torne ação! Numa prática que lhes faça sentido e que seja mais uma estratégia que os ajude a resolver os seus problemas, alcançado uma maior autonomia e confiança em si mesmos.

Eu aprendi a respirar fundo quando estou nervosa.” (J.)

Eu sinto-me sempre relaxado depois do recreio num minuto de relaxamento.” (A.)

Eu gosto muito de fazer a meditação e acho que acalma muito para começar bem o dia e penso que nos ajuda imenso. A meditação que fazemos todos os dias de manhã é tão boa...” (M.)

Eu acho que a meditação é essencial para nos acalmarmos e para quando estamos tensos e nervosos, tristes e descontrolados.” (A.)

“Eu acho que a meditação faz a diferença na vida, porque deixa as pessoas mais calmas e tira os pensamentos maus.” (I.)

“Eu acho que é muito boa (a meditação)  e eu sinto-me mais calmo, as emoções negativas vão-se embora do meu corpo e eu sinto-me no paraíso do relaxamento.”(T.)




Professora Maria Inês Pereira – 3.º Ano