Sala 4 Anos B: O que é o nevoeiro e como se forma?
No início do ano letivo, fomos construindo e
colocando os instrumentos de regulação de forma a podermos ir organizando o
nosso dia-a-dia. Algumas crianças foram referindo a necessidade de construir os
instrumentos à medida que se iam lembrando deles. “Ó Nice, ainda falta
aquele mapa onde fazemos o sol e a chuva!” (mapa do tempo).
Foi, precisamente, depois de termos colocado o
mapa do tempo e de uma das crianças ter relembrado os vários estados
meteorológicos, que surgiu a primeira “inquietação” deste ano, que nos levou a
um projeto de estudo: “O que é o nevoeiro e como se forma?”.
Apesar de ter sido uma
questão que levantou dúvidas a todos, só alguns quiseram participar neste
projeto. Assim, este grupo iniciou a fase do planeamento (o que já sabemos, como
vamos saber, quem faz o quê), de seguida partiram para a fase de pesquisa e
registaram as suas descobertas num livro, por sugestão de um dos elementos do
grupo. Depois do grupo comunicar as suas descobertas ao grande grupo,
combinámos o dia e a hora a que iriam apresentar as suas descobertas aos
colegas da Sala 4 Anos A.
Após a comunicação, a educadora Inês relatou que
uma das suas crianças já tinha reparado que de manhã o escorrega estava sempre
molhado. Será que tinha alguma coisa a ver com as minúsculas gotinhas de água
que formam o nevoeiro? Combinámos que, após investigarem este mistério, nos
viriam contar as suas descobertas.
Acreditamos que é a partir
desta partilha de saberes que as crianças vão aprendendo a aprender em
parceria, atribuindo um maior significado às suas aprendizagens.
Educadora Eunice