Sala 4 Anos B: O que é o nevoeiro e como se forma?


No início do ano letivo, fomos construindo e colocando os instrumentos de regulação de forma a podermos ir organizando o nosso dia-a-dia. Algumas crianças foram referindo a necessidade de construir os instrumentos à medida que se iam lembrando deles. “Ó Nice, ainda falta aquele mapa onde fazemos o sol e a chuva!” (mapa do tempo).
Foi, precisamente, depois de termos colocado o mapa do tempo e de uma das crianças ter relembrado os vários estados meteorológicos, que surgiu a primeira “inquietação” deste ano, que nos levou a um projeto de estudo: “O que é o nevoeiro e como se forma?”. 
Apesar de ter sido uma questão que levantou dúvidas a todos, só alguns quiseram participar neste projeto. Assim, este grupo iniciou a fase do planeamento (o que já sabemos, como vamos saber, quem faz o quê), de seguida partiram para a fase de pesquisa e registaram as suas descobertas num livro, por sugestão de um dos elementos do grupo. Depois do grupo comunicar as suas descobertas ao grande grupo, combinámos o dia e a hora a que iriam apresentar as suas descobertas aos colegas da Sala 4 Anos A. 
Após a comunicação, a educadora Inês relatou que uma das suas crianças já tinha reparado que de manhã o escorrega estava sempre molhado. Será que tinha alguma coisa a ver com as minúsculas gotinhas de água que formam o nevoeiro? Combinámos que, após investigarem este mistério, nos viriam contar as suas descobertas.
Acreditamos que é a partir desta partilha de saberes que as crianças vão aprendendo a aprender em parceria, atribuindo um maior significado às suas aprendizagens.



Educadora Eunice