“Tenho um saco de insetos e uma lesma” – À descoberta dos Animais Artrópodes na Sala dos 4 anos A


As partilhas provenientes de casa foram mais uma vez o motor de arranque das nossas descobertas, o que torna as aprendizagens mais significativas para o grupo.
A curiosidade em descobrir mais, levou-nos à descoberta do Reino dos Animais Artrópodes. Numa reunião da manhã, o Sebastião partilhou connosco um saco com animais, que afirmava serem insetos. No entanto, existia uma lesma, que afirmava não pertencer a esta classe. De tão reais que aparentavam ser, estes animais rapidamente despertaram o interesse do grupo. Várias questões se formaram: “Quais os seus nomes?”; “Seriam todos insetos?”; “O que seria a lesma?”


Decidimos então ir pesquisar mais acerca destes animais no computador, iniciando, desta forma, o nosso primeiro projeto na sala dos 4 anos! Dividimo-nos em pequenos grupos e metemos mãos à obra! 


Após a realização de várias pesquisas na internet e em livros, organizámos as informações recolhidas, ilustrámos, escrevemos, recortámos, colámos e finalizámos as nossas descobertas. Ficámos a conhecer diversas características de um grupo de animais diferente: Animais Artrópodes. Através de conteúdos significativos para o grupo, conseguimos explorar conceitos matemáticos, como a contagem de animais, antenas e patas, assim como conceitos de escrita, onde o grupo se estreou de forma muito motivada através da escrita copiada de registos do projeto.




Finalizadas as descobertas, realizados os registos escritos e preparada a exposição e a apresentação, fomos convidar os amigos da sala dos 5 anos para virem assistir à divulgação do nosso projeto. É através da divulgação das aprendizagens que as consolidamos e que as transmitimos a quem não participou no projeto, envolvendo as restantes crianças.





Educadora Inês