As Tecnologias no Jardim de Infância - Visita de Estudo ao Museu das Comunicações



No âmbito do mês temático sobre “Tecnologias” as crianças das salas de Jardim de Infância realizaram uma visita de estudo ao Museu das Comunicações.
Os mais novos saíram do Colégio desejosos de entrar no autocarro, apreciando bastante o trajeto do colégio ao museu e vice-versa, comentando tudo o que viam à volta, desde a cor dos semáforos aos diferentes transportes! Embora com mais experiência em visitas de estudo, as crianças dos 4 e 5 Anos também deliraram com a viagem de autocarro. À chegada, foi com curiosidade que todos entraram no Museu das Comunicações e que ouviram atentamente as monitoras que acompanharam cada um dos grupos.  
As crianças das salas 3 Anos A e B, 4 Anos B e 5 Anos realizaram a atividade “Eu penso, robô dança!”. Na visita, a monitora começou por partilhar algumas formas de comunicar, dando-lhes a conhecer alguns meios para esse efeito, nomeadamente, a comunicação escrita através de cartas, contando-lhes também algumas curiosidades da história e evolução dos correios. De seguida, apresentou-lhes o robô Coji e ensinou-os a comandá-lo através do tablet. Enquanto uns comandavam o robô os outros tentavam imitá-lo!


As crianças dos 4 Anos B seguiram numa viagem pelos continentes. Esta viagem foi feita através de um cabo submarino, que faz chegar a informação a quase todos os lugares do mundo. Ao longo da viagem fizeram uma paragem em cada um dos continentes onde, aí, um grupo de 4 crianças pôde controlar o robô Coji.




Já as crianças da Sala 4 Anos A participaram na atividade “Monstros de Ferro” (marcos do correio). Entre um jogo simbólico e de faz de conta, ficaram a conhecer diferentes formas de comunicar, mais concretamente através da escrita. Visitaram o núcleo expositivo dos Correios e, através de uma viagemno tempo, ficaram a conhecer a história dos correios e das cartas até à atualidade. Também conheceram a Mala Posta e viram carroças, carrinhas, bicicletas e motas, os diferentes modos de os carteiros levarem as cartas até às pessoas.

E foi assim a primeira visita de estudo deste ano letivo, repleta de muita emoção e de novas descobertas.
A equipa de Jardim de Infância