Da partilha do Henrique à atividade culinária – 3 Anos B


Na segunda-feira, logo de manhã, fomos surpreendidos com a partilha do Henrique, que trazia um saco com cenouras da horta do seu avô, que tinham sido apanhadas, no fim-de-semana, por ele e pela sua irmã Alice. Enquanto nos mostrava as cenouras, o Henrique partilhou que queria utilizá-las para fazer um bolo, ao que o grupo mostrou-se logo muito recetivo! Fomos então ver os ingredientes que precisávamos para a confeção do nosso bolo e combinámos fazê-lo na quinta-feira.
Chegado o dia, o entusiasmo à volta da mesa foi notório, sendo várias as crianças a nomear os ingredientes e os utensílios que íamos utilizar. Como unidade de medida escolhemos o copo, colocando dois para a farinha, dois para o açúcar, um para o óleo e outro para o leite. Dois a dois ou três a três fomos participando, ajudando a colocar os ingredientes, a envolvê-los e/ou a ralar a cenoura com muita determinação, sendo um momento muito participado!
Ao lanche pudemos confirmar que o nosso bolo estava realmente delicioso, partilhando este doce momento com os nossos vizinhos da sala dos 3 anos A que adoraram esta partilha! Obrigado Henrique!

Posteriormente, mostrei-lhes as fotografias que tirámos no momento da confeção do bolo de cenoura, relembrando todos juntos os ingredientes utilizados, as quantidades e todo o procedimento com o apoio visual das imagens. De seguida, sugeri-lhes fazermos um registo para afixarmos as imagens e todos os “passos” que demos na confeção e que conseguimos relembrar com a ajuda uns dos outros. Assim, um pequeno grupo mostrou vontade e ficou responsável por fazer uma pintura e outro por ajudar a colar as fotografias, fazendo-o com entusiasmo!
Educ. Marta Lanhoso