Danças de S. Tomé e Príncipe na Creche


O último ateliê lúdico-expressivo da Creche surgiu de uma partilha da fruta do cacau, diretamente de S. Tomé e Príncipe, que uma menina da sala dos 2 anos B nos trouxe. Esta partilha fez com que nos inspirássemos em novos estilos musicais. Ao explorarmos algumas imagens e vídeos deste país, com uma paisagem tão diferente, deparámo-nos com músicas, igualmente, diferentes. Num ritmo contagiante que estas músicas nos trazem, os meninos da sala dos 2 anos A, decidiram preparar uma coreografia para apresentar aos amigos das outras salas.
Primeiramente, a dança foi apresentada aos meninos do berçário, 1 ano A e B. No início, alguns dos meninos da sala dos 2 anos B (os que iriam fazer a apresentação) sentiram-se um bocadinho constrangidos de ver tanta gente sentada a olhar para eles. No entanto, foi um momento perfeito para desenvolver a confiança e autoestima, e, muito rapidamente, olhando uns para os outros e em conjunto, foram sentindo-se cada vez mais à vontade para fazê-lo. Os meninos que assistiram, claramente adoraram e, alguns deles, revelaram ficar contagiados com este ritmo e quiseram logo participar. Depois da apresentação, convidou-se todo o grupo para participar nesta dança, surgindo um momento de muita partilha, diversão e alegria!
De seguida, foi a apresentação à sala dos meninos dos 2 Anos A, que logo desde o início do espetáculo, manifestaram vontade de imitar esta coreografia e apanharam o ritmo num ápice! Após a apresentação, colocaram-se as músicas típicas de S. Tomé e Príncipe novamente e todos os meninos se espalharam pela sala na mesma cadência de alegria, dançando uns com os outros ou mesmo individualmente, criando assim, um momento de muita partilha, desenvolvimento motor, alegria e diversão para todos!
A dança será sempre uma das primeiras formas de expressão inatas ao ser humano…! Que venham mais manhãs destas!



Equipa da Creche