Hora de ler, hora de aprender!


Desde sempre que o imaginário das crianças é povoado pelas mais belas personagens de história infantis e de mil aventuras, desde as princesas e os super-heróis, passando pelos dragões de sete cabeças, pelas bruxas e feiticeiros.

Na nossa sala, desde o início do ano que os alunos leem livros e histórias por gosto, que escolhem ou trazem de casa para partilhar com os amigos. Assim, nos momentos de Tempo de Estudo Autónomo, os alunos podem planear ler um livro por iniciativa, sozinhos ou a pares incentivando, desta forma, a leitura em contexto de sala de aula, como preconizado nas orientações do Plano Nacional de Leitura.

Para além disso, todas as semanas, à segunda feira, temos a Hora do Conto, em que as crianças ouvem ler uma história, fazem perguntas, comentam o que ouviram, antecipam o conteúdo do livro e ampliam o seu vocabulário e criatividade com os enlaces e peripécias que vão (re) conhecendo. De seguida, essas mesmas histórias são alvo de um trabalho feito a partir do que ouvimos e que se interligam com outras áreas do currículo, de um modo quase espontâneo.

Este é um momento sempre muito desejado pelos alunos, que experienciam diferentes formas de ouvir contar uma história e que, nestas idades, é de extrema importância.




                                                                                               Professora Cátia Santos
                                                                                                          1.º ano