Ler e escrever cada vez mais!


Desde o início do ano que, na disciplina de Português, temos lido e escrito cada vez mais, pois a leitura e a escrita, como processo, aumentam a nossa consciência para uma escrita mais ponderada e uma leitura mais fluente.
De acordo com a recente proposta do Plano Nacional de Leitura (PNL), que incentiva os professores a organizarem o tempo de forma a garantir 10 minutos de leitura por prazer, queremos evidenciar a nossa preocupação com este assunto.
Mais do que retirar a carga de obrigação e trabalho escolar a este momento, os 10 minutos em que os nossos alunos lêem autonomamente pretende fomentar o gosto pela leitura e ajudar a combater os problemas de literacia.
Assim, temos organizado as nossas segundas-feiras de forma a disponibilizar tempo para que cada aluno possa ler o seu livro, em silêncio e com gosto. Para além disso, implementamos também, no início de outubro, a rotina do livro do mês em que cada aluno poderá escolher um livro para partilhar com a turma e lermos em coletivo. Trabalhamos a nossa competência leitora, ao lermos para os outros em voz alta e ao discutirmos as nossas ideias sobre aquilo que ouvimos. Nos últimos momentos da sessão de trabalho, apresentamos produções uns aos outros, reagindo e comentando aquilo que ouvimos e vemos.
Às terças-feiras, a partir de uma produção escrita de um dos alunos, decorre o trabalho de melhoramento e análise de texto. Comenta-se o texto, sugerem-se alterações ortográficas e semânticas, questiona-se o autor e reescreve-se o texto, respeitando um plano de escrita combinado (reflexão antecipada sobre a estrutura e organização geral do texto). É aqui que a escrita verdadeiramente se melhora, pois promovemos a aprendizagem das várias componentes da língua, através da reflexão sobre a própria escrita de cada um.

Vanessa Almeida
2.º Ciclo