Ler e escrever cada vez mais!
Desde o
início do ano que, na disciplina de Português, temos lido e escrito cada vez
mais, pois a leitura e a escrita, como processo, aumentam a nossa consciência
para uma escrita mais ponderada e uma leitura mais fluente.
De
acordo com a recente proposta do Plano Nacional de Leitura (PNL), que incentiva
os professores a organizarem o tempo de forma a garantir 10 minutos de leitura
por prazer, queremos evidenciar a nossa preocupação com este assunto.
Mais do
que retirar a carga de obrigação e trabalho escolar a este momento, os 10
minutos em que os nossos alunos lêem autonomamente pretende fomentar o gosto
pela leitura e ajudar a combater os problemas de literacia.
Assim,
temos organizado as nossas segundas-feiras de forma a disponibilizar tempo para
que cada aluno possa ler o seu livro, em silêncio e com gosto. Para além disso,
implementamos também, no início de outubro, a rotina do livro do mês em que cada
aluno poderá escolher um livro para partilhar com a turma e lermos em coletivo.
Trabalhamos a nossa competência leitora, ao lermos para os outros em voz alta e
ao discutirmos as nossas ideias sobre aquilo que ouvimos. Nos últimos momentos
da sessão de trabalho, apresentamos produções uns aos outros, reagindo e
comentando aquilo que ouvimos e vemos.
Às
terças-feiras, a partir de uma produção escrita de um dos alunos, decorre o
trabalho de melhoramento e análise de texto. Comenta-se o texto, sugerem-se
alterações ortográficas e semânticas, questiona-se o autor e reescreve-se o
texto, respeitando um plano de escrita combinado (reflexão antecipada sobre a
estrutura e organização geral do texto). É aqui que a escrita verdadeiramente
se melhora, pois promovemos a aprendizagem das várias componentes da língua,
através da reflexão sobre a própria escrita de cada um.
Vanessa
Almeida
2.º
Ciclo