Ler sempre e em qualquer lugar: A nova rotina de leitura do 1º ciclo
No passado mês de outubro, as
turmas de 1º ciclo iniciaram uma nova rotina diária nas suas salas. Esta nova
rotina foi inspirada no desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura de realizar,
todos os dias, 10 minutos de leitura. Como mote para este novo desafio, alguns
alunos assistiram ao vídeo lançado pelo PNL, que podem assistir através do
seguinte link:
No entanto, por ser uma
rotina de cada turma esta foi adaptada tendo em conta o ano e os momentos da
agenda de cada grupo.
Na turma de 1º ano, os momentos de leitura acontecem diariamente, mas numa rotina um pouco diferente. Todas as semanas, a professora Cátia dinamiza uma hora do conto e, diariamente, nos momentos de tempo De estudo autónomo os alunos podem ler livros da biblioteca e fazer um pequeno registo sobre os livros que leem.
Na sala do 2º ano este momento acontece, geralmente,
no período da manhã depois da meditação. Os alunos trouxeram as suas almofadas
e sempre que terminam a meditação sentam-se confortavelmente para aproveitarem
bem este momento. Alguns dias, depois do almoço os alunos também realizam o
momento de leitura, pois permite que estes se acalmem e
relaxem antes de começar o trabalho.
Nas turmas do 3º e 4º anos
esta rotina decorre no período da tarde quando os alunos regressam à sala
depois do intervalo do almoço, servindo também como um momento de retorno à
calma antes de iniciarem as atividade do período da tarde.
À semelhança dos outros anos,
os alunos também se sentam ou deitam no chão, como se sentirem confortáveis,
para aproveitarem este momento.
“Já consigo ler muito mais
rápido.”
“Ler, faz-me sentir… feliz!”
“Yes, agora é a leitura!”
“Ler, faz-me sentir… bem!”
“Ler, faz-me sentir… bom!”
Depois de ouvir estes
comentários concluímos que estamos a conseguir alcançar os principais objetivos
da implementação desta rotina: que os alunos vejam a leitura como algo
prazeroso e não como uma obrigação, como algo que nos ajuda a melhorar a nossa
imaginação, como algo que nos ajuda a saber mais e aumentarmos o nosso
conhecimento sobre o mundo que nos rodeia.
“Children should learn that reading is pleasure, not
just something that teachers make you do in school.” Beverly Cleary (escritora
americana de literatura infantojuvenil).
Joana Gonzaga – professora de
apoio do 1º ciclo