Ler sempre e em qualquer lugar: A nova rotina de leitura do 1º ciclo



No passado mês de outubro, as turmas de 1º ciclo iniciaram uma nova rotina diária nas suas salas. Esta nova rotina foi inspirada no desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura de realizar, todos os dias, 10 minutos de leitura. Como mote para este novo desafio, alguns alunos assistiram ao vídeo lançado pelo PNL, que podem assistir através do seguinte link: 


No entanto, por ser uma rotina de cada turma esta foi adaptada tendo em conta o ano e os momentos da agenda de cada grupo.
Na turma de 1º ano, os momentos de leitura acontecem diariamente, mas numa rotina um pouco diferente. Todas as semanas, a professora Cátia dinamiza uma hora do conto e, diariamente, nos momentos de tempo De estudo autónomo os alunos podem ler livros da biblioteca e fazer um pequeno registo sobre os livros que leem.

Na sala do 2º ano este momento acontece, geralmente, no período da manhã depois da meditação. Os alunos trouxeram as suas almofadas e sempre que terminam a meditação sentam-se confortavelmente para aproveitarem bem este momento. Alguns dias, depois do almoço os alunos também realizam o momento de leitura, pois permite que estes se acalmem e relaxem antes de começar o trabalho.


Nas turmas do 3º e 4º anos esta rotina decorre no período da tarde quando os alunos regressam à sala depois do intervalo do almoço, servindo também como um momento de retorno à calma antes de iniciarem as atividade do período da tarde.
À semelhança dos outros anos, os alunos também se sentam ou deitam no chão, como se sentirem confortáveis, para aproveitarem este momento.


 Em todas as salas esta nova rotina foi recebida com muito entusiasmo e os alunos têm demonstrado muito interesse, pedindo para realizar o momento mais vezes. Ao passar pelas diferentes salas tive a oportunidade de ver como os alunos aproveitam este momento e ouvir alguns comentários que partilho agora convosco:
“Já consigo ler muito mais rápido.”
“Ler, faz-me sentir… feliz!”
“Yes, agora é a leitura!”
“Ler, faz-me sentir… bem!”
“Ler, faz-me sentir… bom!”

Depois de ouvir estes comentários concluímos que estamos a conseguir alcançar os principais objetivos da implementação desta rotina: que os alunos vejam a leitura como algo prazeroso e não como uma obrigação, como algo que nos ajuda a melhorar a nossa imaginação, como algo que nos ajuda a saber mais e aumentarmos o nosso conhecimento sobre o mundo que nos rodeia.
“Children should learn that reading is pleasure, not just something that teachers make you do in school.” Beverly Cleary (escritora americana de literatura infantojuvenil).

Joana Gonzaga – professora de apoio do 1º ciclo