Mês das Tecnologias


No passado mês de outubro, as turmas do 1º ciclo do nosso colégio tiveram a oportunidade de explorar as novas tecnologias através de diferentes atividades.
A turma do 1º ano visitou o Media Lab do Diário de Notícias, onde os alunos puderam aprender como se faz um jornal, utilizando diferentes ferramentas tecnológicas. 

As turmas do 2º, 3º e 4º anos, visitaram o Museu das Comunicações, onde os alunos puderam conhecer a exposição das “Telecomunicações” para compreender a sua evolução, participando ainda em diversas dinâmicas e respondendo a diferentes desafios. “Robô Sabichão”, “artPOSTcom” e “Passo a mensagem” foram as oficinas realizadas, através das quais tiveram contacto com diferentes instrumentos tecnológicos.

Em todas as turmas os computadores e o quadro interativo continuaram a ser o centro das atenções para processamento de textos ou de ficheiros realizados pelos alunos, para pesquisas, para elaboração de Power Points, entre outras tarefas.


No dia 29 de outubro, as aulas de Educação Física tiveram uma dinâmica diferente. Foram realizadas em articulação entre turmas, nas quais o professor André Ferreira explorou com os alunos a temática: “De que forma as tecnologias estão ligadas ao desporto?”.
Foi uma aula teórica e prática muito interessante!

No dia 30 de outubro, da parte da manhã, o professor Patrick Götz, dinamizou com as turmas uma sessão experimental de robótica e programação.
Nesta sessão, os alunos puderam observar e experimentar como se programa um robô, cubettos e realizar as suas próprias construções, individualmente ou em grupo.



Apesar do mês de outubro ter sido mais dedicado a esta temática, as tecnologias vieram para ficar e iremos continuar a usufruir de diferentes recursos que nos têm apoiado pedagogicamente.
                                                  
As professoras do 1º Ciclo