O Magusto do 1º Ciclo


Para assinalar o dia de São Martinho, os alunos do 1º e 2º Ciclos realizaram um Magusto. Cada aluno trouxe 15 castanhas para a escola e, por volta das 15 horas do dia 11 de novembro, juntámo-nos todos para comer as castanhas acabadas de assar. Foi um lanche muito animado!
Para que os alunos ficassem a conhecer a história por detrás deste dia, foram várias as dinâmicas realizadas nas diferentes salas do 1º ciclo.
Em todas as salas os alunos construíram os seus próprios cartuchos para colocar as castanhas no Magusto. Na sala do primeiro ano os alunos decoraram os cartuchos com desenhos relacionados com o São Martinho. Enquanto na sala do 2º ano, os desenhos escolhidos para os cartuchos foram livres. Os alunos dos 3º e 4º anos construíram os seus cartuchos a partir de folhas de jornal.
Ainda na sala do 1º ano, os alunos ouviram a lenda de são Martinho e construíram um livro em banda desenhada, que mais tarde, apresentaram à sala dos 5 anos.
Na sala do 2º ano, além dos cartuchos, os alunos também escreveram uma rima que colaram nos seus cartuchos e aprenderam duas músicas sobre o São Martinho.
A turma do 3º ano aproveitou a lenda de São Martinho para trabalhar conteúdos do plano curricular e realizou uma ficha de interpretação sobre a lenda.
Os alunos do 4º ano ouviram também a lenda neste dia, para relembrar a história que muitos já conheciam.
Foi uma tarde muito feliz em que os alunos puderam conviver todos e com os professores num ambiente mais descontraído e muito saboroso. Estavam deliciosas as castanhas assadas no Colégio!
                                                     




Joana Gonzaga – professora apoio 1º Ciclo