Os problemas da semana e a leitura


Problemas da semana

A escola tem um papel fundamental na promoção de atitudes positivas face às disciplinas do currículo.
A Matemática, ou comunicação matemática, como disciplina curricular, nem sempre é encarada como a preferida pelos alunos, contudo, quando a abordagem desperta a sua curiosidade e os seus interesses, torna-se um vetor no desenvolvimento do raciocínio das crianças, nomeadamente através da resolução de problemas matemáticos que estabeleçam uma ligação com as diferentes áreas e com as vivências quotidianas.
É neste âmbito que os problemas da semana surgem na nossa sala de aula, na sua maioria, de situações e vivências que dizem respeito ao nosso quotidiano.
Em pares ou em pequenos grupos, debatemos e construímos argumentos para tentar justificar os diferentes passos e operações que a resolução de uma tarefa implica e, a partir daí, apresentamos os nossos diferentes raciocínios para chegar a argumentos mais complexos.




Agora que já compreendemos melhor como se deve formular um problema ou situação problemática, em momentos de Tempo de Estudo Autónomo, individualmente ou em pares, ou até em casa, já nos predispomos a criar diferentes problemas, que orgulhosamente apresentamos à turma nos momentos de apresentação de produções. Depois, com a ajuda da professora, fazemos a revisão do texto/enunciado e construímos no computador ficheiros para a turma resolver. Neste âmbito, trabalhamos a escrita e a leitura, quase sem nos apercebermos! Tem sido muito divertido!


Mas outras tarefas têm surgido também através dos problemas da semana. Quando trabalhámos as medidas de massa ou peso, surgiu uma receita e a oportunidade de fazer um delicioso bolo de laranja. “Nhami! Estava maravilhoso”!
Gradualmente, vamo-nos apropriando das aprendizagens que fazemos, vamos evoluindo, partilhando e aplicando os nossos saberes.

A leitura tem também tido relevo no nosso dia a dia. Os dez minutos de leitura diários têm sido muito produtivos e têm enriquecido a nossa aprendizagem. Vamos fazendo imensas descobertas!

também o livro da Fada Oriana, para o qual, em Educação Artística, construímos um marcador de livros, para marcar as páginas dos nossos livros à medida que vamos lendo.



Por agora é tudo!

Professora Sílvia - Turma do 2º ano – 1º CEB