Descobrir e explorar diferentes texturas


Na semana passada, um menino da sala 1 ano B partilhou com os amigos um livro! Mas este livro era diferente dos outros porque ao longo da história pudemos sentir com os nossos dedinhos superfícies arredondadas, achatadas, picos, círculos grandes, pequenos… O entusiasmo foi tal, que surgiu a ideia mostrar este livro às restantes salas da creche e explorarmos outros materiais com diferentes texturas.
Assim, iniciámos a manhã de sexta-feira com o livro que deu origem a este ateliê. Todos puderam explorar também as diferentes texturas de borracha, e como se esperava, o entusiasmo foi também bastante visível!

Em seguida foi colocado um grande tapete no chão. Este tapete era bem diferente dos que temos em casa! Siiim…era um tapete sensorial! Nele tinha diferentes materiais cosidos com diferentes texturas: tecidos com relevo às riscas, círculos, sarapilheira, pompons, fitinhas de seda com guizos, malhas de lã, tricot, etc…foi uma forma bastante dinâmica de explorar. Uns exploraram a gatinhar, outros sentados ou deitados!

…e porque achámos que não podíamos ficar por aqui, decidimos em seguida mostrar outros materiais: algodão, areia, dracalon, madeira, lixa, lã, musgami…enfim, foi toda uma manhã de experiências sensoriais! Todos quiseram observar e tocar. No entanto no meio de tanta diversidade nem todos gostaram do mesmo. Como diz o ditado: “Não pudemos gostar todos do amarelo”! Ao longo desta experiência, as reações foram diversificadas: uns riam-se, outros faziam caretas, outros não queriam repetir o contacto com certas texturas ou então tocavam sem parar!

Foi uma manhã de partilha, convívio, muito enriquecedora e divertida!


A equipa da Creche