“É um Foguetão ou um Avião?” - Projeto dos Foguetões na Sala dos 4 anos A


A curiosidade pelo meio que os rodeia é cada vez mais uma constante. Quando a Beatriz nos contou que o seu pai foi à América do Norte e lhe trouxe um foguetão, o interesse por este objeto, que alguns pensavam ser um avião, foi generalizada. Fomos ver vídeos de foguetões a descolar e o deslumbramento e admiração espelharam-se nas suas faces. Mas muitas questões continuavam a surgir: “Porque é que caem peças do foguetão enquanto voa?”; “Porque deita fogo e vai até à lua?”; “O que é os astronautas vão fazer à lua? E porque andam aos saltos lá?”; “Porque é que os foguetões não podem ir ao sol? Queimam-se?”, foram alguns exemplos.
Iniciámos, assim, um novo projeto para dar resposta a todas as dúvidas do grupo de interessados.



Dividimo-nos em pares e cada um foi investigar a questão que mais queria saber. Iniciámos as pesquisas e muitas foram as descobertas, não só sobre os foguetões, mas também sobre o espaço, a lua, o sol, os planetas, os astronautas, a gravidade, entre muitas outras questões sobre o universo…


Muitas foram as contribuições que nos foram chegando de casa, desde livros, jogos, foguetões muito diversificados, entre outros elementos que tanto nos ajudaram e motivaram a descobrir mais sobre o espaço. À medida que realizávamos novas descobertas, fomos elaborando os registos escritos.

Após cada pesquisa, as aprendizagens eram comunicadas ao restante grupo e, desta forma, todos os elementos estavam muito entusiasmados com o tema deste projeto.


Finalizadas as pesquisas e os registos, escolhemos a sala a quem gostaríamos de os apresentar e realizámos o convite para a sala dos 5 anos.
Na quarta-feira, fomos então divulgar o projeto e muitos foram os elogios recebidos por parte dos meninos da respetiva sala, que tanto aprenderam connosco. Para finalizar, preparámos a exposição do projeto na nossa sala.



Educadora Inês