Festa de Natal


Tem sido com grande alegria, entusiasmo e dedicação que os alunos de todo o Colégio se têm envolvido nos preparativos para a nossa tão esperada festa.
Na turma do 4.º ano houve uma partilha no Diário de Turma da semana passada, na coluna do “gostei”, acerca dos ensaios para a festa. Uma das meninas inscreveu-se neste registo para partilhar com todos que está a gostar muito dos preparativos e dos ensaios, realçando o trabalho de equipa que tem sentido entre os alunos das diferentes turmas. Esta partilha foi o mote para que todos os alunos manifestassem também a sua opinião, tendo ficado registado em Ata de Conselho o gosto e o entusiasmo com que todos estão a viver esta época Natalícia.
E porque o Natal está associado a festa, alegria, mas também a valores tão elevados como a solidariedade, a entreajuda, entre tantos outros, a turma fez uma reflexão conjunta acerca dos valores e das atitudes pelos quais nos devemos pautar. Num ambiente de conversa e partilha, alguns meninos sentiram-se à vontade para nos dizer que em alguns momentos do recreio se têm sentido mais sozinhos quando as brincadeiras que os colegas estão a ter não vão tão ao encontro dos seus gostos e interesses. Percebemos, em conjunto, que todos somos diferentes e que as coisas que mais gostamos de fazer nos nossos tempos livres também diferem. Ainda assim, uma das alunas da turma sugeriu que todos passássemos a ter mais atenção em relação aos colegas que nos rodeiam, tendo sugerido também que sempre que algum de nós visse um colega sozinho no recreio, tivesse o cuidado e a preocupação de lhe perguntar se estava bem e se queria brincar.
É sabido que nesta altura do ano certos sentimentos e valores se elevam ainda mais. Aproveitemo-los para nos lembrarmos que só no seio de uma sociedade atenta e cuidadosa em relação a todos, podemos ir mais longe.
O que hoje partilhamos convosco surgiu numa conversa de sala iniciada em momento de Conselho de Turma, mas por termos considerado tão enriquecedor e importante quisemos partilhar.
Lançamos o desafio a todos os que nos lerem de também olharem mais ao seu redor e ajudarem quem precise.

Um beijinho da turma do 4.º ano.