DO PEQUENO GRUPO PARA O GRANDE GRUPO - QUANTAS LETRAS TEMOS NO NOSSO NOME?

- Constança, o teu nome é grande – Disse a Pilar.
- O meu é maior! – Exclamou a Francisca


Na sala dos 4 anos A, as descobertas de escrita continuam a motivar o grupo. Estão cada vez mais despertos para as letras, palavras e frases que os rodeiam.
Esta atividade surgiu quando a Pilar observava a Constança a escrever o seu nome, referindo que ela tem um nome muito grande. A Francisca que estava ao lado diz que o seu é maior.
Levaram a questão para o grande grupo e decidimos que deveríamos contar o número de letras que cada um tem no seu nome próprio para tirar as dúvidas.
Por isso, decidimos escrever o nome numa folha e utilizar letras coloridas para contar quantas letras afinal tem o nome de cada um.


Já em grande grupo elaborámos um cartaz para registar as descobertas e agrupar os nomes de acordo com o número de letras.



No final, observámos o cartaz, contámos quantos elementos existiam em cada grupo e tiramos conclusões: “os nomes com menos letras são da Sara e da Inês, têm apenas 4 letras no nome” e os “nomes maiores têm 9 letras: Sebastião, Constança, Francisco, Francisca e outra Francisca”.


 Através de uma atividade lúdica e significativa para o grupo, conseguimos explorar diversos conteúdos matemáticos e de escrita, desde categorização e contagem numérica à distinção de letras e palavras.



Educadora Inês