Fantoches na Creche


Na Creche já iniciamos os Ateliês Lúdico-Expressivos deste trimestre. O nosso primeiro ateliê surgiu de uma partilha de uma criança da Sala 2 Anos A: dedoches. O D. trouxe diversos dedoches para partilhar com os amigos e essa manhã foi recheada de muita alegria e canções. Com os dedoches brincámos e cantámos músicas relativas aos animais que representavam. Esta manhã foi tão divertida que as crianças desta sala decidiram partilhar com as restantes algumas curiosidades sobre os dedoches: onde e como os colocamos e até diferentes expressões ou sons que pudemos fazer.

Indo ao encontro desta dinâmica nós, adultos, decidimos realizar um teatro de fantoches para apresentar às crianças da Creche e o Peter Pan foi a história escolhida. No decorrer do teatro as crianças estiveram sempre muito atentas e no final tiveram oportunidade de brincar com os fantoches da história e com os dedoches.

As personagens do Peter Pan, assim como o tubarão, o fantasma e até o Pai Natal foram alguns dos que despertaram maior interesse!

O nosso berçário está numa fase em que se encontra com algumas adaptações, por isso não se juntaram às restantes salas para assistir ao teatro. Mas nem por isso deixaram de ter ateliê, pois os dedoches e fantoches foram até lá e o os nossos bebés puderam explorá-los livremente com a ajuda da Ana e da Inês. Os sons dos animais foi o que suscitou o maior interesse, assim como as diferentes texturas. O capuchinho vermelho, o elefante e o macaco foram os preferidos e despertaram sorrisos aos nossos bebés!

 A Equipa da Creche