Foi no Colégio Saint Daniel Brottier que eu toquei um pianinho,plim, plim, plim um pianinho, Ai olá, ai olé, foi no Colégio Saint Daniel Brottier


A música existe na vida do homem desde a era do Homo sapiens e foi a primeira forma de comunicar do homem, sendo que, os adultos em miniatura sentem-se automaticamente familiarizados e contagiados!

A temática surgiu a partir da partilha de uma menina e um menino sala dos 2 anos B, que foram a um workshop de música no fim semana e trouxeram-nos registos fotográficos desses momentos. Nessas fotografias conseguimos identificar alguns instrumentos e conseguimos perceber que conseguimos fazer som com qualquer objetivo… inclusive com as nossas próprias mãos! Com sugestão dos pais para nos trazerem alguns instrumentos musicais, surgiu o nosso ateliê na Creche! A sala dos 2 anos B reuniu-se com a sala 1 ano B e berçário, e a sala dos 2 anos A reuniu-se com a sala 1 ano A. Com esta intenção da interação entre os mais crescidos e os mais velhos, este ateliê, além de divertido, foi lúdico para todos!

É através da exploração sonora dos instrumentos musicais, que se irá desenvolver a expressão sonora e musical na vida da criança.  Houve exploração dos instrumentos individualmente ou em grupo, tocámos desde o piano, a viola, a pandeireta, as maracas, o tambor e até (um dos preferidos) cantámos no microfone…! Acompanhado com as nossas canções favoritas, explorámos os diferentes modos de usar e produzir a exploração dos sons diferentes nestes instrumentos.

As atividades musicais, têm como objetivo o desenvolvimento rítmico, favorecendo assim, a parte cognitiva desde o berçário. A criança ao tocar um instrumento musical, vai adquirir compreensão a nível auditivo, bem como a nível da expressão afetiva. Este contato com os instrumentos desde o pré-escolar, pode posteriormente revelar interesse em aprofundar a sua aprendizagem num instrumento musical específico um dia mais tarde… Quem sabe! Esperemos que assim seja! Um grande SIM à música, seja de que estilo for, na vida das crianças!


Equipa da Creche