Projeto das Nuvens na Sala dos 4 anos A “De Que São Feitas as Nuvens?”



O Rodrigo lembrou-se de questionar a mãe sobre de que seriam feitas as nuvens. Trouxeram até nós esta questão que deixou de ser apenas do Rodrigo e passou a ser de todos.
Iniciámos, então, a primeira fase do projeto: refletir sobre o que pensamos saber sobre as nuvens:
São feitas de algodão    Quando são cinzentas dão chuva   São brancas
              São feitas de água                                         São azuis
Seguiu-se a reflexão sobre o que queremos descobrir e onde podemos procurar informações.




O grupo de interessados partiu à descoberta. Começaram por procurar livros na biblioteca e nas outras salas. Realizámos pesquisas no computador, vimos vídeos e livros, fizemos pinturas, desenhos, colagens, pintámos nuvens no jardim e até explorámos as mudanças de estado físico (evaporação; condensação; fusão; solidificação) através da realização de duas atividades experimentais (ciclo da água e a formação de gelo). Depois, registámos as nossas aprendizagens.


                             


Finalizados os registos, decidiram o que queriam apresentar e que atividades gostavam de mostrar às outras crianças. Prepararam o convite e desta vez decidiram que queriam as duas salas (4B e 5 anos) a assistirem à apresentação do seu projeto.
            O momento da divulgação teve direito a uma grande plateia e muita era a ansiedade e o sentido de responsabilidade. No final, vieram os elogios e as caras de satisfação ao recebê-los!
“Gostei muito do vosso projeto, merecem uma salva de palmas”

“Tiveram muito trabalho, gostei muito”

“Gostei de ver as nuvens e o vídeo do ciclo da água




Para finalizar, decidiram que queriam juntar os vários registos e formar um livro sobre as “Nuvens”, que colocaram na área da ciência.


Muitas foram as descobertas que este projeto nos proporcionou!

Educadora Inês