Um projeto de estudo sobre Coalas: “o que comem e que som fazem?” - Sala 4 Anos B


Na reunião da manhã, a Rita, que tinha trazido um coala de peluche, partilhou com o grupo que gostava de descobrir qual é o som que os coalas fazem e o que comem, propondo ao grupo um projeto sobre estes animais.
Depois de registarmos quem tinha interesse na realização do projeto, foi altura de planear (o que já sabemos, o que queremos saber, quem faz o quê, como vamos apresentar) e de dar início ao processo de pesquisa de informação nos livros e na internet. Após todas as informações recolhidas construímos um cartaz onde iríamos colocar as informações recolhidas.


Durante a fase de construção do cartaz, algumas crianças sugeriram construir uma árvore e um coala com recurso a materiais de desperdício. No dia seguinte, já havia quem tivesse trazido material suficiente para a construção destes elementos…
“Podíamos fazer o coala com esta caixa de ovos, o que achas?” Concha
No decorrer do projeto o Henrique partilhou com o grupo uma descoberta que tinha feito com a mãe em casa: o habitat dos coalas estava a ser destruído pelos incêndios na Austrália e, como tal, a sua sobrevivência estava em risco. Decidimos acrescentar esta informação também ao projeto.
Uma das questões levantadas pelas crianças na fase de planeamento do projeto foi “Há coalas no Jardim Zoológico de Lisboa?”. O Manuel C. trouxe um mapa do Zoo de Lisboa que “os senhores dão à entrada” e mostrou-nos que existem coalas no Zoo e que os mesmos estão junto aos cangurus, na zona dos marsupiais. Depois desta descoberta também colocámos o mapa no cartaz.


Depois de concluído o cartaz, foi altura de planear a comunicação. Houve quem já tivesse uma ideia muito clara sobre que parte do projeto gostaria de comunicar e houve também quem dissesse desde logo que queria estar presente na comunicação mas que não queria falar. Depois de planear o que cada um iria dizer decidimos a quem iríamos apresentar este projeto e ficou decidido que seria às salas do 1º e 2º ano e às restantes salas do Jardim de Infância. Nos dias combinados, lá fomos nós comunicar o que tínhamos aprendido sobre os coalas. Para além do cartaz, levámos também ramos de eucalipto (a comida dos coalas) que a educadora Inês nos deu, e um vídeo sobre estes marsupiais que encontrámos no site do Jardim Zoológico.
Foi uma partilha muito rica, repleta de trocas de experiências e de novos saberes…
“Vocês sabiam que o eucalipto é das árvores mais altas do mundo!” (Tiago, 2ºano)
“Estão de parabéns pelo vosso trabalho. Achei muito interessante a vossa preocupação com o bem-estar dos animais” (professora Sílvia, 2ºano)
“Gostei do vosso projeto” (Eva, 3 anos)
“Eu não sabia que os coalas quando nasciam eram do tamanho de um feijão, nem que dormiam tanto (Maria Júlia, 5 anos)


Educadora Eunice