A arte pelas nossas mãos


Juntos, primeiro ano e segundo ciclo, iniciaram um projeto sobre Arte Visuais. O 1.º Ano começou por explorar a leitura de imagens, através da análise de fotografias das paredes de grutas de Foz Côa, onde existem vestígios da passagem dos povos primitivos. Depois disso, sugeriram a exploração da arte rupestre aos alunos do 5.º e 6.º anos porque descobriram que fazia parte do seu currículo de História.
A primeira sessão de trabalho foi realizada na sala do 1.º Ano e os alunos puderam experimentar as técnicas utilizadas pelos primeiros homens. Utilizaram os materiais que encontraram na natureza e, através destes, criaram as nossas ‘placas’ de pedra, com mensagens inscritas, simulando a comunicação daqueles tempos. Esmagaram plantas nas pedras para colher a tinta, utilizaram a cor de alguns legumes como a beterraba para desenhar, as folhas castanhas para expor esses materiais, a barra de massa como tela e um pau como pincel.
Depois disto, os alunos do primeiro ano irão dar continuidade a este trabalho de descoberta das várias correntes artísticas, assim como as diferentes formas que a arte pode assumir. Passando pela arte renascentista e pela arte moderna em que se incluem períodos muito importantes neste domínio, todas as semanas os alunos têm feito leitura de imagens de obras, em que falam sobre o que sentem, imaginam o que o autor quererá passar como mensagem e ficam a conhecer factos interessantes sobre as suas vidas.
Os alunos do 2.º Ciclo irão fazer a ligação com o currículo de História, através da análise de documentos históricos, textos de livros, mapas e imagens, relacionados com os primeiros povos na Península Ibérica.
Foi uma excelente forma de começarmos este trabalho, juntos!

Autores do trabalho