Aprendizagem através de projetos


Olá amigos!
Depois dos primeiros projetos que realizámos este ano letivo, ficámos um pouco mais conscientes de como funciona toda a estrutura para realizar um projeto e percebemos que, através destes, estamos também a aprender o currículo.
No início do mês corrente demos início à pesquisa de novos temas para realizarmos mais projetos. Estamos muito entusiasmados e muito mais aplicados.
Vamos explicar-vos como tudo funciona…
À medida que vão surgindo as nossas curiosidades, fazemos o seu registo no Diário de Turma, na parte das propostas, com as nossas sugestões de pesquisa, ou no registo que temos na sala – “Quero saber”.
Todos vão vendo essas sugestões dos diferentes temas e vamos formando os grupos conforme as curiosidades de cada um.





Como nos organizamos após a formação dos grupos?
Elaborar o projeto implica o seu desdobramento em ações de produção:

Planeamento:

Na primeira sessão de trabalho em projetos, preenchemos o plano de projeto onde indicamos: as questões às quais queremos responder, o que já sabemos, que parte do currículo estamos a trabalhar (vamos ver aos Planos de Desenvolvimento Curricular), as fontes de informação (onde vamos pesquisar), o tempo previsto para realizar o trabalho, distribuímos tarefas e responsabilidades.



                          

No fim de cada sessão, preenchemos o registo de sessões como um compromisso, para percebermos o que fizemos e ainda temos para fazer, se tivemos dificuldades, se todos trabalhámos, o que devemos melhorar em próximas sessões.


Execução do plano:

Nas sessões seguintes, de acordo com o que temos definido no plano de projeto, fazemos pesquisa documental, o tratamento da informação, registamos o que percebemos (fazemos a paráfrase) e elaboramos as estruturas (cartazes, PowerPoint, etc…) para organizar a informação e apresentar.

   

Comunicação:
Depois das estruturas/produtos prontos, comunicamos os resultados do estudo que fizemos.


 Avaliação:
Após a comunicação, fazemos a auto e heteroavaliação.
É um momento muito importante para nos ajudar a refletir sobre a forma como trabalhámos, como nos organizámos como grupo, como foi a nossa participação individual no grupo, como comunicámos, a qualidade do nosso trabalho, a pertinência do estudo… Nesta fase conseguimos perceber também o que podemos melhorar para evoluir.

O trabalho em projetos tem sido um grande veículo de aprendizagens a todos os níveis. Começamos agora a dar conta do quanto estamos a aprender e como crescemos enquanto grupo e individualmente!
Por agora é tudo!
Professora Sílvia Neves - Turma do 2º ano – 1º CEB