Aprendizagem através de projetos
Olá amigos!
Depois dos
primeiros projetos que realizámos este ano letivo, ficámos um pouco mais
conscientes de como funciona toda a estrutura para realizar um projeto e
percebemos que, através destes, estamos também a aprender o currículo.
No início do mês
corrente demos início à pesquisa de novos temas para realizarmos mais projetos.
Estamos muito entusiasmados e muito mais aplicados.
Vamos explicar-vos como
tudo funciona…
À medida que vão
surgindo as nossas curiosidades, fazemos o seu registo no Diário de Turma, na
parte das propostas, com as nossas sugestões de pesquisa, ou no registo que
temos na sala – “Quero saber”.
Todos vão vendo essas
sugestões dos diferentes temas e vamos formando os grupos conforme as
curiosidades de cada um.
Como
nos organizamos após a formação dos grupos?
Elaborar
o projeto implica o seu desdobramento em ações de produção:
Planeamento:
Na
primeira sessão de trabalho em projetos, preenchemos o plano de projeto onde
indicamos: as questões às quais queremos responder, o que já sabemos, que parte
do currículo estamos a trabalhar (vamos ver aos Planos de Desenvolvimento
Curricular), as fontes de informação (onde vamos pesquisar), o tempo previsto
para realizar o trabalho, distribuímos tarefas e responsabilidades.
Execução do plano:
Nas sessões seguintes, de acordo com o que temos definido no plano de
projeto, fazemos pesquisa documental, o tratamento da informação, registamos o
que percebemos (fazemos a paráfrase) e elaboramos as estruturas (cartazes,
PowerPoint, etc…) para organizar a informação e apresentar.
Comunicação:
Depois das estruturas/produtos
prontos, comunicamos os resultados do estudo que fizemos.
Após a comunicação, fazemos a auto e heteroavaliação.
É um momento muito importante para nos ajudar a refletir sobre a forma
como trabalhámos, como nos organizámos como grupo, como foi a nossa
participação individual no grupo, como comunicámos, a qualidade do nosso
trabalho, a pertinência do estudo… Nesta fase conseguimos perceber também o que
podemos melhorar para evoluir.
O trabalho em projetos tem sido um grande
veículo de aprendizagens a todos os níveis. Começamos agora a dar conta do
quanto estamos a aprender e como crescemos enquanto grupo e individualmente!
Por agora é tudo!
Professora
Sílvia Neves - Turma do 2º ano – 1º CEB