Limonada na Creche


Na Sala 2 Anos A, depois da partilha de uma criança que trouxe limões e de outra ter sugerido fazer bolo de limão, surgiu a ideia de utilizar os limões não só para o bolo, mas também para fazer uma limonada! O desafio foi lançado às restantes Salas da Creche que, desta forma, se organizaram para esta dinâmica.
Limões, água e um pouco de açúcar foram os ingredientes que utilizámos. Começámos pela parte da exploração deste fruto, alguns inteiros e outros abertos ao meio, que demos para as mãos das crianças. A sua textura, cor e cheiro despertou logo a atenção e curiosidade: todos quiseram tocar e cheirar, mas também houve quem decidisse colocar o limão na boca para experimentar! Depois deste momento de exploração sensorial: visão, tato, cheiro e também paladar, chegou a vez de começarmos a preparação da limonada e já tínhamos tudo em cima da mesa: os ingredientes e o espremedor.




Todas as crianças participaram na confeção da limonada, algumas espremeram os limões, outras juntaram a água e depois o açúcar. No final, quando chegou o momento de provar, também houve diferentes reações: a maioria das crianças gostou e até pediu para repetir, mas também houve quem não tivesse apreciado tanto, fazendo algumas caretas!



Mais uma ateliê onde o espírito de cooperação, amizade e entreajuda estiveram presentes entre as Salas da Creche!
A Equipa da Creche