O Tubarão da sala 1 Ano B


Na sala de 1 Ano B realizámos um projeto sobre tubarões. Este tema surgiu de uma partilha de um menino que trouxe de casa um fantoche em forma de tubarão. Todos quiseram brincar com ele e observar com atenção as suas características: as texturas dos diferentes materiais, as cores, os dentes afiados, as barbatanas e o seu ar de mauzão! Todos exploraram livremente o tubarão.

De forma a ficar a conhecer mais sobre este animal, usámos as tecnologias! Através do Tablet, visualizámos um vídeo sobre tubarões a nadarem no fundo dos Oceanos! Eram grandes, nadavam com muita tranquilidade e também tinham dentes afiados. Neste vídeo também conseguimos ouvir o som da água no fundo do mar! Ficámos sempre atentos e ao mesmo tempo curiosos. Por vezes apontávamos o dedo para o ecrã quando os tubarões eram mesmo grandes.

Como o nosso entusiasmo foi grande, decidimos “pôr mãos à obra” e pintámos o fundo do mar, onde os tubarões vivem, com tinta azul sobre cartão. Os mais crescidos usaram pincéis e os mais pequenos usaram esponjas para que todos pudéssemos participar nesta pintura. No entanto, ainda nos preocupamos muito com as mãos sujas!

Para terminar este tema dos tubarões, não poderíamos deixar de ouvir na nossa coluna de som a música do “Baby Shark” tão conhecida e apreciada por todos nós! Ao som desta música dançámos, balançámos, batemos palmas e rimos!


Educadora Mariana.