Projeto na Sala 2 Anos A – Galos e Galinhas


Na Sala 2 Anos A fizemos um projeto que surgiu através de uma partilha do David: calendário chinês. Quando o David mostrou o calendário aos amigos, a primeira coisa que suscitou o interesse do grupo foi os animais. Neste momento conhecemos os meses do ano que compõem o calendário e depois expliquei-lhes que os animais eram o signo chinês e correspondiam ao ano de nascimento. Sendo isto ainda um pouco confuso para as crianças, disse-lhes que ao ano de nascimento deles correspondia o galo, perguntando o que sabiam sobre este animal. “Faz cocorococó”, “vive na floresta”, “vivem com os patos”, “os galos põem ovos”… foram algumas informações que me deram acerca do que sabiam sobre os galos. Já noutro dia fizemos uma pesquisa para termos mais informações sobre este animal: onde vive, o que come, o que sai dentro do ovo…. Foram algumas questões que vimos respondidas com a nossa pesquisa. Para nos ajudar, também visualizámos um vídeo sobre o nascimento de um pintainho a sair do ovo. Este foi, sem dúvida, o momento mais apreciado pelo grupo, as crianças estavam estupefactas a olhar para o computador e algumas até de boca aberta!



Depois da informação recolhida, dedicámo-nos ao registo escrito e fotográfico do projeto. Começámos por pintar o fundo de uma folha para depois proceder à colagem das imagens da pesquisa que tínhamos feito. Já noutro dia preparámos a apresentação do projeto e algumas crianças voluntariaram-se para a parte que lhes fazia mais sentido ou até que se sentissem mais à vontade. O Francisco A. e a Mª Teresa ficaram responsáveis pela primeira parte, a apresentação do tema do projeto, a Diana pelo som do galo, o Miguel por falar um pouco sobre os ovos e o que sai dentro do ovo, a Beatriz G. ficou responsável pela parte onde vivem os galos e as galinhas e como se chama a sua casa e o David pelo que comem. Tudo isto era apoiado pelas folhas que tinham o registo escrito e fotográfico do projeto. Combinámos também, em grupo, que havia responsáveis para apresentar o projeto, mas que os amigos poderiam ajudar! Chegado o dia, dirigimo-nos à Sala 1 Ano A, pois foi à “Sala da Vanessa e da Joana” que o grupo decidiu apresentar o projeto. Depois da apresentação, ainda mostrámos aos amigos desta sala comida das galinhas (milho e cereais), na qual puderam tocar e cheirar, assim como um ovo de galinha. Para terminar, todos juntos cantámos a música “Doidas andam as galinhas”, tão conhecida por todas as crianças!



Este momento foi mesmo muito significativo para o grupo, foi o primeiro projeto que apresentámos este ano letivo! Apesar de nem todos terem participado na apresentação oral do projeto, todas as crianças estiveram envolvidas em todo o processo. Algumas mais despertas para a aquisição de novo vocabulário, outras para o som do galo ou a música das galinhas e até quem ficasse só a observar e a tocar nas imagens. Todos, sem exceção, se envolveram e enriqueceram com este projeto!

Educ. Tânia